Há 14 aristocratas mais ricos que a rainha de Inglaterra

  • Ana Luísa Alves
  • 6 Janeiro 2017

Esta sexta-feira comemora-se o Dia de Reis, mas desengane-se quem pensa que os reis são sempre os mais ricos do seu reino. Na Inglaterra há 14 aristocratas mais ricos que a rainha.

Não há dúvidas sobre a riqueza da rainha de Inglaterra, Isabel II. Mas a verdade é que há 14 aristocratas mais ricos ainda. A rainha assume assim a 15ª posição no top das pessoas mais ricas na Inglaterra.

A fortuna de Isabel II está avaliada em 340 milhões de libras e provém da “mesada” paga pelos impostos dos britânicos e ainda de 15% dos lucros da carteira de propriedades da Coroa inglesa.

Mas o Business Insider fez uma lista com os 14 aristocratas mais ricos do que a rainha. Aqui fica:

14º – Duque de Northumberland

Aos 59 anos, o Duque de Northumberland deve a sua riqueza à herança de bens como o Castelo de Alnwick, que está na família há mais de 700 anos e também às 48,5 mil hectares em propriedades que detém em Northumberland, no norte de Inglaterra.

12th_duke_of_northumberland_allan_warren

13º – Charlotte Townshend

A fortuna de Charlotte Townshend está avaliada em 425 milhões de libras. Aos 61 anos, é a única pessoa que tem permissão para ter cisnes selvagens. A sua riqueza é proveniente, sobretudo, dos terrenos que detém e da exploração agrícola que deles faz. Um dos maiores terrenos que possui fica em Londres, perto do Holland Park.

12º – Duque de Sutherland

Aos 76 anos, do Duque de Sutherland tem uma fortuna avaliada em 580 milhões de libras. Francis Ronald Egerton é o sétimo Duque de Sutherland e a sua riqueza provém da sua coleção de arte e também por ser proprietário de 48,56 mil hectares de terrenos na fronteira com a Escócia.

11º – Lord Rothschild

O 11º lugar pertence ao Lord Rothschild que, aos 80 anos, tem uma fortuna avaliada em 650 milhões de libras. Rothschild é presidente da RIT Capital Partners, que o empresário transformou numa empresa avaliada em 2,57 mil milhões de libras. É, como os outros aristocratas, proprietário de terrenos perto de Waddesdon Manor, em Buckingham. Conta ainda com uma coleção de vinhos com 15 mil garrafas. O exemplar mais antigo data de 1870.

10º – Duque de Bedford

Dos mais novos mas também dos mais ricos, o Duque de Bedford tem 54 anos e uma fortuna avaliada em 685 milhões de libras. É o quinto Duque de Bedford e herdeiro de duas empresas da família, assim como de uma casa e terras no valor de 150 milhões de libras. A sua coleção de arte vale mais de 450 milhões de libras. Só os 24 quadros de Giovanni Antonio Canal que tem estão avaliados em 450 milhões de libras.

9º – Príncipe Jonathan e Princesa Gesine Doria Pamphilj

O Príncipe Jonathan e Princesa Gesine Doria Pamphilj foram adotados por Frank Pogson e por Doria-Pamphilj, provenientes de uma família italiana. A sua fortuna está avaliada em 750 milhões de libras. Nas suas heranças constam o palácio em Genoa, uma coleção de arte, e o Palazzo Doria Pamphilj, em Roma.

8º – A Família Guinness

Com 46 anos, e uma fortuna avaliada em 854 milhões, Ned Guiness, descendente de Arthur — que inventou a marca da cerveja em 1759 –, vendeu a mansão da família em Farmleigh. Mas a sua riqueza chegou até ele quando se tornou o quarto Conde de Iveagh em 1992 e herdou 62 milhões de libras com as ações da Guinness.

7º – Duque de Devonshire

Aos 72 anos, o Duque tem uma fortuna que vale 870 milhões de libras. Tal como os grandes aristocratas, a riqueza do Duque de Devonshire também provém das terras de que é proprietário (12,14 hectares), e da coleção de arte, avaliada em 900 milhões de libras.

6º – Visconde Rothermere e família

Ainda não chegou aos 50 mas já tem uma fortuna avaliada em mil milhões de libras. Jonathan Harmsworth, o Visconde, tornou-se dono do jornal Daily Mail em 1998 quando o seu pai morreu. A riqueza da família está avaliada em 710 milhões de libras e o resto do lucros provêm das propriedades que Jonathan detém em Londres e no sudoeste da Inglaterra.

5º – Robert Miller e a Princesa Marie-Chantal e família

A fortuna ultrapassa os mil milhões de libras. A princesa Marie-Chantal tem 48 anos e é rica porque o seu pai, Robert Miller, fez fortuna depois de fundar a cadeia Duty Free Shoppers, lojas nos aeroportos onde não se pagam impostos, em Hong Kong, em 1960.

Marie-Chantal, Crown Princess of Greece

4º – Visconde Portman e família

Tem 57 anos e uma fortuna avaliada em 1,89 mil milhões de libras. Christopher Edward Berkeley Portman, o décimo Visconde de Portman, tem um património que inclui 44,2 hectares em Londres, e de onde provém parte da riqueza da família.

3º – Baronesa Howard de Walden

A baronesa Howard de Walden aparece em terceiro lugar, aos 80 anos, com uma fortuna avaliada em mais de 3,63 mil milhões de libras. É a mais velha de quatro filhas que Lord Howard de Walden teve, e aumentou a fortuna da família em mais de 400 milhões de libras de 2014 para 2015, maioritariamente por deter cerca de 36 hectares em Londres.

2º – Earl Cadogan

Aos 79 anos, Charles Gerald John Cadogan tem uma fortuna de 5,7 mil milhões de libras. Em 2014, a família comprou quase 200 propriedades. Em 2015, as ações do grupo Cadogan aumentaram para os 5,2 mil milhões de libras, revelou o Sunday Times, citado no Business Insider. O grupo tem beneficiado do boom do aumento do preço das terras, e atualmente detém 37 hectares em Chelsea.

1º – Hugh Grosvenor, filho do Duque de Westminster

É o mais novo e o mais rico. O sétimo Duque de Westminster, Hugh Grosvenor, é o aristocrata mais rico de Inglaterra. Tem uma fortuna avaliada em 9,35 mil milhões de libras e tem apenas 25 anos.

Quando este ranking foi inicialmente calculado, em abril do ano passado, o sexto Duque de Westminster, Gerald Cavendish Grosvenor, pai de Hugh, estava já perto do topo da lista. Fez grande parte da fortuna com a herança de uns terrenos, mais precisamente 12 hectares, em Londres, que incluíam áreas como Belgravia e Mayfair.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 14 aristocratas mais ricos que a rainha de Inglaterra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião