Tensão na banca italiana. BCP em mínimo histórico

  • Rita Atalaia
  • 28 Dezembro 2016

Numa altura em que o setor bancário italiano continua sob pressão, o BCP está cada vez mais perto dos cêntimos. As ações do banco tocaram mínimos históricos, caindo abaixo dos 1,04 euros.

O BCP está cada vez mais próximo dos cêntimos. Os títulos do banco liderado por Nuno Amado tocaram um novo mínimo histórico, caindo abaixo da fasquia dos 1,04 euros. Isto numa altura em que a tensão na banca italiana continua a minar o sentimento dos investidores perante o setor financeiro na Europa.

As ações do BCP recuam mais de 2% para os 1,043 euros. Mas já tocaram os 1,036 euros durante a sessão, um valor que representa o mais baixo de sempre do banco liderado por Nuno Amado. E aproximam-se cada vez mais dos cêntimos, o que já não acontece desde que o BCP fundiu as suas ações.

Os títulos do banco português acompanham a tendência do setor financeiro europeu, que recua 0,21%. Dentro do setor, são os bancos italianos que mais perdem. O UBI Banca cede 1,8%, enquanto o Banca Popolare di Milano afunda 3,85%.

Ação do BCP cada vez mais próxima de valer cêntimos

Fonte: Bloomberg (Valores em euros)
Fonte: Bloomberg (Valores em euros)

Um cenário que tem marcado as sessões desde que o Monte dei Paschi pediu ajuda ao Estado depois de ter não conseguido captar o interesse dos investidores para o seu aumento de capital. Num comunicado, o banco italiano em dificuldades fez saber do pedido apresentado ao Executivo. Pier Carlo Padoan, o ministro das Finanças de Itália, confirmou esse pedido. E aceitou-o. “Esta intervenção irá garantir os rácios de capital do banco, permitindo-lhe prosseguir o seu plano de negócios.”

Os bancos italianos são fonte de preocupação, tanto devido à sua dispersão – existem cerca de 700 -, como à dimensão do crédito malparado, que está estimado em 360 mil milhões de euros, cerca de um terço do total da Zona Euro. Estes receios devem continuar a dominar o mercado e a contagiar o setor bancário europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tensão na banca italiana. BCP em mínimo histórico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião