Moody’s diz que sentença do tribunal europeu terá impacto negativo na banca espanhola

  • Lusa
  • 23 Dezembro 2016

Impacto ainda é incerto, mas será negativo diz a Moody's sobre a sentença do Tribunal de Justiça da UE, que decidiu a favor da retroatividade da devolução de juros cobrados indevidamente.

A Moody’s garantiu hoje que a sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia, que decidiu a favor da retroatividade da devolução de juros cobrados indevidamente pela banca espanhola, terá um impacto negativo, ainda que “incerto”, no setor.

Na quarta-feira, o Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu contra a retroatividade das chamadas cláusulas ‘suelo’, que impedem os clientes de crédito hipotecário de beneficiarem da diminuição das prestações bancárias pela queda das taxas Euribor a partir de determinado nível.

Para a agência de notação financeira, esta sentença “é negativa”, sobretudo quando a rentabilidade da banca espanhola está a ser afetada pelas baixas taxas de juro.

No entanto, o valor final que a banca espanhola terá que devolver é “incerto”, uma vez que depende do número de clientes que reclamem e da decisão dos tribunais espanhóis.

A Moody’s realça que, apesar da elevada fatura que esta sentença pode representar para os bancos espanhóis, a maioria das instituições financeira já assegurou que vai acomodar o impacto.

Apesar de ainda não se conhecer a fatura total, os bancos espanhóis preparam-se para constituir novas provisões de 2.000 milhões de euros para fazer face a futuras reclamações por terem cobrado custos excessivos aos clientes com crédito hipotecário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s diz que sentença do tribunal europeu terá impacto negativo na banca espanhola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião