Morreu José Silva Marques, ex-líder parlamentar do PSD

  • Lusa
  • 26 Dezembro 2016

O ex-líder parlamentar do PSD Silva Marques morreu no domingo, aos 78 anos, disse hoje à agência Lusa fonte partidária.

O ex-líder parlamentar do PSD Silva Marques morreu no domingo, aos 78 anos, disse hoje à agência Lusa fonte partidária.

José Augusto da Silva Marques nasceu a 7 de novembro de 1938, começou na política no PCP, foi dirigente comunista na clandestinidade e afastou-se do partido antes do 25 de Abril de 1974.

A sua experiência na clandestinidade inspirou um livro, “Relatos da clandestinidade – O PCP visto por dentro” (ed. Jornal Expresso), publicado em 1976, que, ao longo de mais de 300 páginas, contou como foi a sua adesão ao partido, o trabalho clandestino e, por fim, a rutura.

Silva Marques foi, durante quatro anos, de 1976 a 1979, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós.

Aproximou-se do PSD e foi eleito deputado pelo círculo de Leiria, de 1980 a 1999 e desempenhou o cargo de presidente do grupo parlamentar dos sociais-democratas.

O velório realiza-se hoje na Basílica da Estrela, em Lisboa.

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, marcou presença no velório do antigo líder parlamentar do PSD Silva Marques, evocando a memória de uma “figura importante e marcante” por quem tinha “grande admiração e amizade”.

“É quase impossível durante toda a década de 1980 e parte da de 1990 não ter presente a figura do doutor Silva Marques como parlamentar e líder parlamentar do PSD. Foi uma pessoa influente durante muitos anos, uma pessoa por quem eu tinha uma grande admiração e amizade. Foi sempre um homem que levou a política com muita convicção e seriedade, apesar de ser uma pessoa de enorme boa disposição”, realçou Pedro Passos Coelho, em declarações à agência Lusa e à RTP.

Passos lembrou ainda o “brilhantismo” do antigo chefe da bancada social-democrata no Parlamento, recordando os seus “olhinhos pequeninos a brilharem, sempre que intervinha no parlamento” em nome do PSD.

o CDS-PP lamentou a morte do antigo líder parlamentar do PSD Silva Marques, sublinhando o papel do social-democrata como “constitucionalista reconhecido” e “parlamentar talentoso”.

“Gostaria de, em nome do CDS, lamentar o desaparecimento de Silva Marques, um constitucionalista reconhecido, um parlamentar talentoso que durante muitos anos emprestou esse brilhantismo à Assembleia da República”, vincou o líder parlamentar centrista, Nuno Magalhães, em declarações à agência Lusa.

O Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, também evocou a memória do ex-líder parlamentar do PSD Silva Marques, falecido no domingo, recordando o “longo combate contra a ditadura” que este travou.

“Quero expressar, à família de Silva Marques e ao PSD, os meus sentimentos. Silva Marques travou um longo combate contra a ditadura. Foi meu adversário político, mas um adversário respeitável e respeitado”, realçou Ferro Rodrigues, em mensagem de pesar endereçada à agência Lusa.

Artigo atualizado com as reações

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu José Silva Marques, ex-líder parlamentar do PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião