UberPool: Boleias da Uber podem chegar de forma definitiva a Lisboa

Durante o Web Summit, a Uber experimentou um serviço de viagens partilhadas em Lisboa. Agora, a empresa faz o balanço do projeto-piloto e deixa em aberto um lançamento definitivo na capital.

Entre 4 e 13 de novembro, a Uber disponibilizou o serviço UberPool em Lisboa. O projeto-piloto decorreu durante o Web Summit e permitiu aos passageiros partilhar viagens com desconhecidos, cortando no preço final. Agora, a empresa divulgou alguns resultados do teste: desde logo, menos quatro toneladas de dióxido de carbono emitidas para a atmosfera.

Em comunicado, a empresa enaltece a ideia de que o serviço contribuiu “para uma cidade menos congestionada”, garantindo que “pessoas de 57 nacionalidades escolheram” usar o serviço durante esses dias. “As viagens partilhadas poderão cada vez mais fazer parte do futuro da mobilidade em Lisboa”, acrescenta a empresa, deixando em aberto um possível lançamento definitivo do serviço na cidade.

A Uber refere ainda que os motoristas que realizaram viagens partilhadas receberam “classificações médias mais elevadas do que motoristas que apenas fizeram [viagens de] UberX”. A média dos primeiros foi de 4,8 estrelas, enquanto a média dos segundos foi de 4,7 estrelas em cinco. As classificações são dadas pelos passageiros no final das viagens.

As viagens partilhadas poderão cada vez mais fazer parte do futuro da mobilidade em Lisboa.

Uber Portugal

O serviço UberPool, que permite reduzir em 25% o custo das viagens, está permanentemente em vigor em 33 cidades em todo o mundo. No total, a empresa garante ter poupado “mais de 502 milhões de quilómetros automóveis, mais de 23 milhões de litros de combustível e 55 mil toneladas de dióxido de carbono”. Em Lisboa, “as viagens pouparam cerca de 4,3 toneladas de dióxido de carbono à cidade”, acrescenta.

Recorde-se que, quando o novo serviço de boleias foi anunciado em Portugal, os taxistas pediram reuniões de emergência com várias entidades. Entre elas, com o diretor nacional da PSP, com representantes das autoridades que fiscalizam o aeroporto de Lisboa e com a presidência do Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Ainda assim, a Uber avançou com o projeto-piloto, agora concluído.

Na altura, Rui Bento, responsável pela Uber em Portugal, disse ao ECO que esperava que corresse “tudo pelo melhor”. “Esperamos que as pessoas rapidamente se habituem e gostem da experiência de partilharem viagens com pessoas que nem conhecem”, acrescentou o diretor da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UberPool: Boleias da Uber podem chegar de forma definitiva a Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião