O regresso de Álvaro Sobrinho

Álvaro Sobrinho - 'empresário e filantropo', é assim apresentado - vai dar uma conferência sobre educação, instituições e economia.

O antigo presidente do BES Angola, Álvaro Sobrinho, vai regressar às intervenções públicas em Lisboa, desta vez para uma conferência sobre “Educação, instituições e economia – A base das relações (biunívocas) entre África e Europa”.

O “empresário, filantropo e presidente da Planet Earth Institute”, é assim que é apresentado na publicidade ao evento, vai dar uma conferência em Lisboa no próximo dia 10 de novembro, a convite do Internacional Clube de Portugal (ICP), e com patrocínios de várias empresas e a parceria de media da Vida Económica e de O Jornal Económico.

O empresário, maior acionista individual da SAD do Sporting com 29,8% através da Holdimo, foi escolhido pela direção do ICP em função dos pedidos dos associados, disse Manuel Ramalho ao ECO. O presidente desta associação, que organiza almoços-debate com regularidade (ver www.icpt.pt), sublinha que a sua preocupação é promover debates e discussões num ambiente de diversidade política, económica e social. É neste contexto, acrescenta, que “o ICP convida personalidades que suscitam um especial interesse”.

Álvaro Sobrinho foi presidente do BESA e, até 2012, beneficiava da total confiança de Ricardo Salgado. Hoje, são inimigos públicos. A operação do BES em Angola é um dos factos que leva ao fim do BES, nomeadamente por causa de um empréstimo de 5,7 mil milhões de euros, que está aliás ainda em investigação, em Lisboa e em Luanda. Sobrinho foi mesmo chamado à comissão de inquérito ao BES, no final de 2014, e rejeitou a tese de que teria sido um dos beneficiários desses empréstimos.

Em Portugal, Álvaro Sobrinho tem diversos investimentos, além do Sporting, no imobiliário e até há poucos meses nos media, no semanário SOL. Recentemente, o Tribunal da Relação de Lisboa levantou a apreensão de bens de Sobrinho, segundo uma notícia do DN, “feita no âmbito de um processo judicial, no qual o gestor está a ser investigado por suspeitas de desvio de cerca de 400 milhões de euros”. Os juízes desembargadores Antero Luís e João Abrunhosa consideraram que o Ministério Público ainda não tinha indícios sólidos que permitam imputar crimes a Álvaro Sobrinho, mas apenas uma “presunção da presunção”.

Manuel Ramalho salienta que não cabe ao ICP fazer julgamentos, “felizmente há instituições que têm essas responsabilidades”, e por isso, garante, “o convite ao dr. Álvaro Sobrinho resultou do pedido dos nossos associados e do interesse em ouvir alguém que tem prestígio internacional”.

Quer assistir ao regresso de Álvaro Sobrinho? A conferência será no Hotel Double Tree by Hilton Lisboa, Fontana Park, e a inscrição custa 30 euros se for sócio do ICP, e 45 euros para os não-sócios.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O regresso de Álvaro Sobrinho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião