Wall Street dispara. Índices apresentam maiores subidas semanais dos últimos sete anos

Sessão de ganhos em Wall Street, com o S&P 500 e o Nasdaq a apresentarem as maiores subidas semanais desde 2011.

As bolsas norte-americanas encerraram no verde, com os investidores mais otimistas em relação às negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China. Este otimismo nos mercados aparece depois das declarações de uma fonte oficial chinesa que davam conta de que as conversas entre os dois países estavam no bom caminho.

O S&P 500, que encerrou a somar 0,81% para 2.759,99 pontos, e o tecnológico Nasdaq, que avançou 0,79% para 7.330,54 pontos, cresceram 4,8% e 5,6% respetivamente esta semana, representando os maiores aumentos semanais desde 2011, diz a Reuters. Pelo mesmo caminho foi o industrial Dow Jones, que valorizou 0,79% para 25.538,46 pontos, e apresentou a maior subida semanal dos últimos dois anos (5,1%), de acordo com a agência de notícias.

Esta recuperação dos índices, depois de terem aberto em queda, é motivada pelo ambiente positivo que se vive nos mercados. Esta sexta-feira, naquele que é o primeiro de dois dias da cúpula do G20, que reúne as 20 maiores economias do mundo, uma fonte oficial da China deu a entender que as conversas entre Donald Trump e Xi Jinping estavam a caminhar no bom sentido. “O consenso está a aumentar constantemente”, disse.

“O mercado tem estado sensibilizado para duas coisas”, diz Bernard Baumohl, economista-chefe do Economic Outlook Group, citado pela Reuters. “Uma é a política monetária e sobre o desenvolvimento das taxas de juros nos próximos 12 meses. E outra é a reunião do G20”, acrescentou, referindo que “o problema dos investidores e das empresas é que nunca se tem a certeza do que está na mente de Trump”.

Donald Trump e Xi Jinping têm um jantar marcado para este sábado, onde deverão discutir as questões comerciais entre os dois países. As expectativas são muitas sobre a possibilidade de se obter um acordo e de se acabar com esta volatilidade introduzida nos mercados, que tem vindo a prejudicar o comércio e a economia mundial, assim como as empresas.

Estes disparos semanais dos principais índices norte-americanos acontecem numa semana em que os investidores também ficaram animados com as declarações de Jerome Powell sobre o aumento de juros nos Estados Unidos. O presidente da Reserva Federal (Fed) disse que as taxas atuais estão num nível neutro e as minutas publicadas esta quinta-feira indicam um novo aumento de juros em dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street dispara. Índices apresentam maiores subidas semanais dos últimos sete anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião