Donald Trump quer aumentar tarifas sobre bens chineses. Wall Street em queda

Sessão de quedas em Wall Street depois de Donald Trump afirmar que espera aumentar em 25% as tarifas aplicadas a produtos importados da China.

As bolsas norte-americanas estão em queda, reflexo das últimas declarações de Donald Trump, que falou em avançar com mais tarifas sobre produtos chineses. Depois de uma sessão positiva devido ao recorde nas compras feitas durante a Cyber Monday, os investidores estão agora desanimados e menos confiantes de que a próxima reunião do G20 possa resolver a atual onda de tensões comerciais no mundo.

Nenhum dos três principais índices escapa a este cenário negativo, consequência das declarações do presidente norte-americano. O índice de referência S&P 500 abriu a cair 0,39% para 2.663,06 pontos, assim como o tecnológico Nasdaq que desvaloriza 0,53% para 7.044,11 pontos. Já o industrial Dow Jones iniciou esta sessão a recuar 0,42% para 24.536,61 pontos.

No final da tarde desta segunda-feira, antes da reunião entre os Estados Unidos e a China que deverá marcar um acordo alcançado entre os dois países, Donald Trump disse, em entrevista ao The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês), que espera aumentar em 25% as tarifas de 200 mil milhões de dólares aplicadas sobre produtos importados da China. Para o republicano, aceder ao pedido da China e adiar esse aumento é “altamente improvável”.

“O mercado continua frágil e, por causa disso, sempre que as tarifas voltam a ser faladas, é preocupante”, diz Peter Cardillo, economista-chefe da Spartan Capital Secutiries, citado pela Reuters (conteúdo em inglês).

Com estas declarações do presidente norte-americano, reduzem-se as esperanças dos investidores de que a próxima reunião do G20 — que decorre a 30 de novembro e 1 de dezembro –, possa resolver este conflito comercial entre os dois países. “Os investidores estão a procurar notícias positivas do G20, mas até que haja um anúncio concreto sobre as tarifas, vão continuar nervosos”, continuou Cardillo.

Em consequência deste possível aumento de tarifas, foram várias as cotadas que caíram em bolsa. Uma delas foi a Apple que está a desvalorizar 1,26% para 172,31 dólares, também porque Donald Trump afirmou mesmo que estas tarifas podem ser aplicadas em computadores e iPhones importados da China.

Outras empresas dos FAANG, incluindo fabricantes de chips com grande presença em território chinês também foram prejudicadas. A Applied Materials Inc está a cair 0,9%, a Micron Technology Inc está a recuar 0,44% e a Nvidia Corp segue a perder 1,11%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donald Trump quer aumentar tarifas sobre bens chineses. Wall Street em queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião