Petróleo abaixo dos 60 dólares. Afunda mais de 5% em Londres

As cotações da matéria-prima acentuam a tendência negativa. Registam quedas que chegam aos 7% em Nova Iorque, recuando para mínimos de um ano.

O petróleo está a afundar nos mercados internacionais. Acentua a tendência negativa das últimas semanas, tocando novos mínimos de um ano apesar de a OPEP estar a preparar um corte na produção. Enquanto em Nova Iorque o WTI cai 7%, o Brent, em Londres, está já abaixo dos 60 dólares por barril.

No mercado londrino, as cotações da matéria-prima já estão a cair 5,05%, para os 59,44 dólares, o valor mais baixo desde outubro de 2017. Já o barril de crude (o West Texas Intermediate), que está também a negociar em terreno vermelho, está a cair 7,01% para cotar nos 50,80 dólares, mínimo também de outubro do ano passado.

Estas quedas vêm acentuar a tendência negativa das últimas semanas, que atirou o petróleo para bear market. Em sete semanas, a cotação do barril de petróleo encolheu acima de 17%, tendo descido muito mais face ao último máximo.

De acordo com a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês), a oferta global, liderada pelos Estados Unidos, está a crescer mais depressa do que a procura, situação que cria um excedente no mercado. Com oferta a mais, os preços descem.

Perante este contexto, e para eliminar os excedentes de combustível não utilizados, espera-se que a OPEP comece a limitar a produção, após uma reunião marcada para o dia 6 de dezembro. A Arábia Saudita já disse que iria reduzir a oferta, mas apenas para corrigir este excesso no mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo abaixo dos 60 dólares. Afunda mais de 5% em Londres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião