Mota-Engil relança obrigações para o retalho. Paga juro de 4,5%

Construtora nacional paga uma taxa de juro de 4,5% numa nova oferta de obrigações para o retalho. Oferta arranca no dia 12.

A Mota-Engil vai pagar uma taxa de juro de 4,5% num novo empréstimo obrigacionista dirigido para o público em geral e através do qual pretende levantar, pelo menos, 65 milhões de euros. Ao mesmo tempo, a construtora nacional lançou duas ofertas de troca de obrigações visando substituir os antigos títulos de dívida emitidos em 2014 e 2015 por estes novos títulos. As ofertas arrancam na próxima semana.

As novas obrigações que vão ser emitidas pela Mota-Engil para o retalho terão a maturidade em 28 de novembro de 2022 (quatro anos), com cada título a ter um valor unitário de 500 euros. Cada investidor terá de aplicar no mínimo 1.000 euros, ou seja, comprar duas obrigações, havendo lugar a rateio caso a procura seja superior à oferta.

Em contrapartida, o investidor receberá um juro bruto de 4,5% que será liquidado a cada semestre, no dia 28 de maio e dia 28 de novembro de cada ano.

A oferta global inicial é de 65 milhões de euros, mas a construtora liderada por Gonçalo Moura Martins pode aumentar o montante de obrigações a emitir nesta Oferta Pública de Subscrição (OPS) caso venha a registar boa procura.

Duas ofertas de troca para alongar dívida

Simultaneamente, a Mota-Engil lançou duas Ofertas Públicas de Troca (OPT) “parciais e voluntárias” dirigidas exclusivamente para os detentores de obrigações emitidas pela construtora em 2014 e 2015 e que vão vencer em 2019 e 2020, respetivamente.

Com isto, a construtora espera que estes obrigacionistas possam trocar os títulos antigos pelos novos títulos que estará a emitir, com o objetivo de “dar prosseguimento à sua estratégia de alongamento da sua dívida, de modo a alinhá-la melhor com a geração de cash flow, bem como de redução do custo dessa mesma dívida, substituindo desde já parte da sua dívida com vencimento em 2019 e 2020 por dívida com vencimento em 2022“, segundo diz no prospeto da oferta.

Adianta que relativamente a cada obrigação Mota-Engil 2019, que conta com uma taxa de juro de 5,5%, “a contrapartida oferecida no âmbito da respetiva OPT corresponde a 20 obrigações Mota-Engil 2022 com o valor nominal unitário de 500 euros e um prémio em numerário no valor de 211 euros”.

Quanto à obrigação Mota-Engil 2020, com um juro de 3,9%, oferece uma contrapartida corresponde a uma obrigação Mota-Engil 2022 com o valor nominal unitário de 500 de euros e um prémio em numerário de 11 euros.

(Notícia atualizada às 12h16)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil relança obrigações para o retalho. Paga juro de 4,5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião