Atenas é a Capital Europeia da Inovação

Prémio para a cidade mais inovadora da Europa foi entregue por Carlos Moedas a Atenas. Cheque vale um milhão de euros.

Presidente da câmara de Atenas, capital europeia da inovação, com Carlos Moedas, que entregou o prémio.Web Summit

Atenas é a cidade europeia mais inovadora, anunciou esta manhã Carlos Moedas. Pelo exemplo de inovação, disrupção e tolerância, a cidade grega venceu o prémio e recebeu um cheque de um milhão de euros do comissário europeu para apostar ainda mais em áreas inovadoras.

Na corrida para o prémio, fundado no âmbito do Horizonte 2020, estavam as cidades de Aarhus (Dinamarca), Hamburg (Alemanha, Leuven (Bélgica), Toulouse (França) e Umeå (Suécia) que receberam, por sua vez, 100 mil euros cada uma.

O prémio de um milhão atribuído a Atenas vai servir para escalar algumas das inovações locais e abrir colaborações com outras cidades.

“As cidades são palcos de inovação. Elas funcionam como íman de talento, capital e oportunidades. Com a Capital Europeia da Inovação, premiamos as cidades que dão o extra para testar novas ideias, tecnologias e maneiras de ouvir os cidadãos no processo de mudança da sua cidade”, explicou, em palco, Carlos Moedas, comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação.

Atenas é um exemplo de uma cidade que enfrentou da melhor forma os seus desafios. Através da inovação, Atenas encontrou um novo propósito para dar a volta à crise económica e social. É a prova de que não são as dificuldades mas a maneira como se cresce a partir delas que interessa“, sublinhou o português.

Entre os projetos dados como exemplo para a escolha de Atenas como capital europeia de inovação estão, por exemplo, o Polis, um projeto de revitalização de edifícios abandonados que são transformados em pequenas empresas, comunidades criativas ou residência, a renovação do Kypseli Public Market, um edifício com 90 anos que providencia apoio aos cidadãos atenienses para criarem projetos de empreendedorismo social através de exposições, workshops e espetáculos, entre outras iniciativas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atenas é a Capital Europeia da Inovação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião