A caminho do Web Summit? Há um novo serviço de partilha de viagens

Para celebrar a terceira edição lisboeta do Web Summit, a myTaxi, em parceria com a Carris, vai lançar uma nova funcionalidade de partilha de viagens.

Chegar ao Web Summit de metro, na terça-feira, pode não ser opção (por causa da greve), mas alternativas certamente não vão faltar. Uma delas acaba de ser lançada pela myTaxi e vai permitir, durante toda a duração da maior feira de tecnologia do mundo, partilhar viagens (e tarifas) com outros passageiros.

Esta nova funcionalidade — batizada de “myTaxi Carris” — permitirá dividir os custos da viagem por até dois passageiros, de acordo com a distância percorrida por cada um deles.

Como funciona? O cliente introduz o seu destino na aplicação móvel da myTaxi e seleciona a opção match (apenas disponível para viagens que tenham como origem ou fim o Parque das Nações). Será, depois, recolhido por um taxista, podendo levar consigo, no máximo, um acompanhante.

Uma vez iniciada, a viagem poderá ser interrompida para que se junte um novo passageiro (que fica obrigado à mesma regra quanto ao acompanhante). Caso ninguém se junte ao primeiro utilizador, o preço máximo a pagar por esse passageiro é de cinco euros. Isto dentro do Município de Lisboa.

“Este projeto é muito importante porque permite-nos testar e disponibilizar o transporte flexível em táxis, uma funcionalidade que é uma mais-valia para o descongestionamento do trânsito e para uma maior mobilidade dentro da cidade”, explica ao diretor-geral da empresa, em comunicado.

A propósito, ao ECO, fonte da myTaxi explica que é a chancela da Carris que permitirá aos táxis desta plataforma experimentarem o “transporte flexível”, isto é, a partilha de viagens e tarifas. No regime atualmente em vigor, não é permitido ao taxista parar a viagem para acomodar um novo cliente, estando o percurso do primeiro ainda por terminar. Por isso, a “myTaxi Carris” só será possível sob a alçada da empresa pública referida e com autorização do Instituto de Mobilidade e Transportes.

“A existência de soluções alternativas ao transporte individual, mas também menos rígidas que o transporte regular de passageiros, é cada vez mais relevante para garantir alternativas de qualidade para os cidadãos”, sublinha a empresa.

Esta não é a primeira vez que a myTaxi se aventura na partilha de viagens, em Lisboa. O projeto foi inicialmente apresentado na altura do Rock in Rio e seguiu os mesmos moldes agora referidos.

Fundada em 2009, a myTaxi foi uma aplicação pioneira na ligação entre taxistas e passageiros. Chegou em 2017 a Lisboa e este ano ao Porto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A caminho do Web Summit? Há um novo serviço de partilha de viagens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião