Volkswagen vai partilhar automóveis elétricos. Serviço We Share chega já em 2019

A Volkswagen vai lançar, em 2019, um novo serviço de car sharing, a que deu o nome de We Share. Berlim é a primeira cidade a recebê-lo, mas a aplicação vai ser alargada a "toda a Europa".

O “We Share” será o novo serviço de partilha de automóveis elétricos, a ser lançado a partir de 2019.Volkswagen

A Volkswagen “está em profunda transformação” e vai lançar um serviço de partilha de automóveis elétricos no segundo trimestre de 2019. O We Share arrancará “no segundo trimestre de 2019” e contará com 1.500 automóveis da gama e-Golf, na cidade de Berlim (Alemanha), mas tem planos para se expandir para “toda a Europa” e por “cidades selecionadas” nos EUA e no Canadá. Eventualmente, deverá chegar também a Portugal.

“No âmbito da sua ofensiva digital, a Volkswagen anunciou que lançará um novo serviço de partilha de carros totalmente elétricos, com a marca We Share”, disse a empresa num comunicado. “A primeira frota de veículos será lançada na capital alemã, Berlim, e incluirá 1.500 e-Golf quando o serviço começar a operar no segundo trimestre de 2019, a que se juntarão posteriormente 500 e-up! Estes veículos serão gradualmente substituídos pelos primeiros modelos da nova família Volkswagen I.D. em 2020”, acrescenta a fabricante alemã.

O conceito será escalável e, segundo a Volkswagen, “o serviço será, depois expandido a toda a Europa bem como a cidades selecionadas nos EUA e no Canadá”. O critério de seleção “dá prioridade a cidades com mais de um milhão de habitantes”, revela a companhia no mesmo comunicado. Com este serviço, a Volkswagen pretende garantir “a disponibilidade de veículos elétricos para os clientes a qualquer momento”. Em cima da mesa está ainda o plano de ampliar a abrangência do We Share “a veículos mais pequenos, como soluções de micro mobilidade elétrica”.

Daqui para a frente, os modelos da Volkswagen serão cada vez mais como dispositivos digitais sobre rodas.

Jürgen Stackmann

Membro do Conselho de Administração da Volkswagen

A empresa anunciou esta semana um plano de transformação para “acelerar o processo de desenvolvimento do seu ecossistema na área do software através de know-how próprio ou em conjunto com parceiros externos”, uma necessidade introduzida pela digitalização da sociedade e da economia. É por isso que a empresa reconhece que “o automóvel evoluirá para um ‘hub central na internet das coisas'”. Isto é, “uma verdadeira cloud para ligar carros e clientes que beneficiarão de serviços com a partilha de automóveis”.

A empresa encontra-se a desenvolver a plataforma digital “Volkswagen We”, onde integrará todos os novos serviços, incluindo o novo serviço de partilha de automóveis, sobre o qual não avançou mais detalhes. “Daqui para a frente, os modelos da Volkswagen serão cada vez mais como dispositivos digitais sobre rodas. Este sistema complementa a experiência da Volkswagen sobre rodas e permite que o cliente leve o seu mundo ao seu veículo”, afirma Jürgen Stackmann, administrador da Volkswagen. Para desenvolver estes novos “negócios digitais”, a fabricante alemã tem previsto um investimento de 3,5 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volkswagen vai partilhar automóveis elétricos. Serviço We Share chega já em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião