Vender já a Oi? Fundos só saem quando começar a dar lucro

Os fundos de investimento que controlam a Oi deverão focar-se em melhorar as contas da operadora antes de alienarem as suas posições, segundo a Reuters.

Os fundos de investimento que controlam a Oi pretendem melhorar primeiro as contas da empresa antes de se desfazerem das participações. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela Reuters. Até aqui, acreditava-se que, concluída a operação de conversão de dívida da Oi em capital, estes fundos procurariam vender as respetivas posições no curto prazo.

A agência cita duas fontes não identificadas para indicar que os fundos, como o Solus Altenative, o GoldenTree e o York Capital Management, estão focados em melhorar as operações da maior telecom brasileira. Só depois estará em cima da mesa a possibilidade de alienarem as suas participações.

Uma das fontes salientou que os fundos tencionam, com a melhoria da empresa, aumentar o valor das suas participações para encaixarem uma mais-valia maior com a venda. Além disso, o facto de a Oi estar em litigância com o regulador das telecomunicações Anatel, que reclama 14 mil milhões de reais em multas regulatórias, é visto como um atrito a uma operação satisfatória para estas empresas. Como recorda a Reuters, a Anatel obrigou a que este valor não contasse como crédito.

A Oi já concluiu a primeira fase do plano de recuperação, através do qual foram convertidos créditos em capital da empresa. A portuguesa Pharol, que era a maior acionista, acabou por ver a sua posição ser diluída para 7,85%, sendo ultrapassada pelos fundos de investimento. O próximo passo é o aumento de capital em dinheiro fresco, no valor de mil milhões de dólares.

A operadora fechou o segundo trimestre do ano com um portefólio de 59 milhões de clientes, uma queda de 6% face ao período homólogo. A retenção de subscritores e atração de novos clientes será um dos maiores desafios para a próxima temporada.

(Notícia atualizada às 16h53 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vender já a Oi? Fundos só saem quando começar a dar lucro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião