António Vitorino deixa presidência da Assembleia Geral da EDP

António Vitorino apresentou a sua renúncia ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral e, por inerência, ao cargo de membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP.

António Vitorino apresentou a sua renúncia ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral e, por inerência, ao cargo de membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP EDP 0,96% , na sequência da eleição do português para diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações.

A renúncia já era esperada mas só foi confirmada pela elétrica portuguesa num comunicado enviado esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Vitorino deixa a presidência da Mesa da Assembleia Geral da elétrica portuguesa antes das reuniões magnas que podem ser decisivas no desfecho da oferta pública de aquisição da China Three Gorges sobre a EDP e onde os acionistas vão decidir se levantam ou não a limitação aos direitos de voto da EDP. Atualmente, os chineses controlam, direta ou indiretamente, 28,25% do capital da utility nacional, mas os estatutos limitam a contagem de votos a apenas 25%.

Não é claro, dentro do atual enquadramento jurídico, se este acionista vai poder votar nesta reunião com 25% ou 28,25% dos direitos de voto. Em última instância, vai prevalecer a decisão e a interpretação jurídica do presidente da Mesa da Assembleia Geral, até agora ocupado por António Vitorino.

Com esta renúncia formal, os estatutos abrem a porta a dois cenários: ou Rui Medeiros, atual vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral, sobe ao cargo de presidente ou há lugar a uma nova Assembleia Geral para designar um sucessor a António Vitorino.

Por causa da eleição para a direção-geral da Organização Internacional para as Migrações, criada após a II Guerra Mundial, António Vitorino também teve de abandonar o conselho de administração do Santander Totta no final do mês passado.

(Notícia atualizada às 17h39)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Vitorino deixa presidência da Assembleia Geral da EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião