Ferro Rodrigues: “Conto com o patriotismo e bom senso dos partidos para evitar uma crise política”

  • ECO
  • 13 Julho 2018

O presidente da Assembleia da República admite que a aprovação do próximo Orçamento de Estado não será fácil, mas relembra que os portugueses gostam de estabilidade.

Em dia de debate sobre o Estado da Nação, Ferro Rodrigues reconhece que a aprovação do próximo Orçamento do Estado para 2019 não será tarefa fácil, mas deixa um desafio aos partidos para refletirem sobre as vantagens e desvantagens que uma alteração do calendário eleitoral pode trazer. Lembrando que os portugueses gostam de estabilidade, diz contar com o “patriotismo e bom senso de todos os partidos para evitar uma crise política”.

“Penso que são muitos mais inconvenientes do que vantagens, porque o que está previsto é que haja eleições europeias em maio e as eleições legislativas em outubro, e penso que nada justificaria, a não ser uma crise imprevisível, uma alteração desse calendário“, disse o presidente da Assembleia da República, em entrevista à Antena 1, esta sexta-feira.

Neste sentido, disse, conta “com o bom senso, com o patriotismo e com o espírito de negociação, de concertação, de conciliação entre todos os agentes parlamentares dos que dispõe o Governo até à oposição”. Depositando esperanças nos partidos, Ferro Rodrigues mostrou-se otimista: “Penso que o patriotismo de todos evitará qualquer crise súbita”.

Contudo, embora se mostre preparado para a agitação parlamentar, não deixou de reiterar o valor da estabilidade: “Não se pode pensar que é um ano igual aos outros, porque é um ano diferente e é um ano em que todos os grupos parlamentares e os partidos querem mostrar não as convergências, mas as diferenças. Portanto, temos de estar preparados para isso. Penso é que a generalidade do eleitorado gosta da estabilidade política e do cumprimento dos calendários eleitorais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ferro Rodrigues: “Conto com o patriotismo e bom senso dos partidos para evitar uma crise política”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião