Mário Centeno: Estabilidade política é um “trunfo” para Portugal

  • ECO
  • 18 Outubro 2017

Numa altura em que Espanha lida com um movimento separatista na Catalunha, Mário Centeno realça que a "a estabilidade política é um trunfo" para Portugal, o que vai ajudar a atrair mais investimento.

Mário Centeno afirma que a “estabilidade política” em Portugal torna o país num “trunfo”. Numa altura em que o país vizinho está sob tensão política devido ao movimento separatista da Catalunha, o ministro das Finanças português diz estar preocupado com os acontecimentos em Espanha, mas realça que é esta “turbulência política que ajudará seguramente [Portugal] a atrair mais investimento, mais turismo, mais pessoas”. O país tem, segundo Centeno, os “ingredientes” necessários para atrair investidores: resiliência das finanças públicas e a redução da dívida.

“O sistema político em Portugal é extraordinariamente estável, não há novos partidos, não há radicalismos e as posições, mesmo quando divergentes, têm mecanismos para as resolver”, afirma Mário Centeno à Reuters, numa altura em que Espanha vive uma crise política com o movimento independentista na Catalunha. E lembra: “Temos uma fantástica relação institucional quer no campo parlamentar, quer com o Presidente da República”.

O Governo espanhol ameaçou colocar a região autónoma da Catalunha sob controlo central direto caso o líder catalão Carles Puigdemont não abandone o plano de independência até quinta-feira.

Esta turbulência acabou mesmo por levar Madrid a rever em baixa a estimativa de crescimento do país. A economia de Espanha deverá crescer 2,3% no próximo ano em vez de 2,6%, como estava previsto, afirmou o Ministério das Finanças espanhol. O ministério justificou a sua decisão com o impacto do impasse político na Catalunha, que é responsável por um quinto do crescimento de Espanha. Mas é esta turbulência que beneficia Portugal.

“Isto (turbulência na Catalunha) é, de certa maneira, uma preocupação para nós. Mas a estabilidade política torna Portugal distinto daquilo que é essa turbulência política e ajudará seguramente a atrair mais investimento, mais turismo, mais pessoas”, notou o ministro na entrevista. “Isto (estabilidade política) continua a ser um ativo que não podemos deixar de valorizar e de utilizar”, remata.

“Ingredientes” certos para atrair investidores

Este investimento vai chegar a Portugal porque o país tem os “ingredientes” necessários para atrair o interesse dos investidores. “Hoje em dia, a resiliência das finanças públicas em Portugal é suficiente para enfrentar esses ciclos. E vamos entrar numa trajetória de redução da dívida, que vai ser sustentada nos saldos primários positivos e no crescimento económico”, salienta. “Estes são os ingredientes que levam os investidores a poderem considerar Portugal”, refere.

Mas há um outro “ingrediente” nesta receita de sucesso: ter mão-de-obra qualificada. E Portugal está “alinhadíssimo” com a média da Europa, garante Mário Centeno, que diz que o país tem vindo a superar a maioria dos países na qualidade da educação medida pelo teste internacional PISA da OCDE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mário Centeno: Estabilidade política é um “trunfo” para Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião