Centeno procura novas formas para financiar o Estado. Depois das panda bonds, vêm aí as green bonds

Centeno garantiu que Portugal tem condições para pagar a sua dívida. Vê rácio a cair para baixo de 100% do PIB em 2025. E adiantou que Portugal se prepara para emitir green bonds.

O ministro das Finanças garantiu esta quarta-feira que a dívida pública portuguesa é sustentável e que o rácio vai continuar a cair este ano e nos seguintes. Aos deputados, Mário Centeno assegurou que a República tem condições para pagar a sua dívida. E adiantou que além das panda bonds, em moeda chinesa, Portugal está a olhar “com atenção” para o mercado de green bonds (obrigações verdes).

“Gostava de começar por transmitir uma mensagem de tranquilidade: a dívida da República portuguesa é sustentável e o rácio dívida/PIB vai continuar a cair este ano e nos anos seguintes”, disse Mário Centeno no Parlamento, onde está a ser ouvido no âmbito do grupo de trabalho sobre a dívida pública. “Portugal tem condições para pagar a sua dívida”, defendeu ainda.

As declarações do ministro surgem depois de o endividamento público ter atingido os 250,3 mil milhões de euros em maio, um novo recorde absoluto. Ainda assim, as previsões do Governo apontam para uma redução da dívida pública para 122,2% no final de 2018.

Centeno desvalorizou este recorde. “A dívida pública gere-se numa perspetiva de longo prazo”, disse, “com uma política orçamental responsável”. “O rácio da dívida não deve ser analisada em termos mensais”, sublinhou, notando que este rácio vai cair para baixo de 100% em 2025.

“Cabe ao governo assegurar políticas que sejam credíveis para todos os que financiam o Estado”, lembrou.

Por causa das políticas do Governo, “estamos a emitir dívida com um custo menor e a uma maturidade adequada”, considerou Centeno.

O ministro das Finanças deixou ainda duas novidades no que toca à diversificação das fontes de financiamento do Estado. “A emissão de panda bonds está em fase final de execução e estamos a olhar com atenção para o mercado de green bonds“, revelou Centeno.

Sobre as panda bonds, o Governo conta angariar até 380 milhões de euros em obrigações na moeda chinesa, numa operação que vem sendo trabalhada há mais de um ano, após uma visita do ministro das Finanças a Pequim realizada em maio do ano passado.

Aos deputados, Centeno disse ainda que tem a expectativa de que a Moody’s também reveja o rating da República em alta — é a única das grandes agências de notação financeira que mantém Portugal no nível “lixo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno procura novas formas para financiar o Estado. Depois das panda bonds, vêm aí as green bonds

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião