China responde às tarifas dos EUA. Wall Street recua

  • Rita Atalaia
  • 15 Junho 2018

Depois de Trump ter anunciado que os EUA vão impor tarifas a produtos chineses, a China não tardou a responder. O país já retaliou, aplicando tarifas de 25% sobre 659 produtos norte-americanos.

A China não tardou a responder à imposição de tarifas dos EUA a produtos chineses. O país já anunciou que vai aplicar taxas de 25% sobre 659 produtos norte-americanos. Uma intensificação da guerra comercial que teve impacto negativo nas principais bolsas norte-americanas. Wall Street encerrou a última sessão da semana em queda.

Enquanto o Dow Jones desceu 0,35% para 25.088 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 0,12% para 2.770 pontos. Já o tecnológico Nasdaq caiu 0,18% para 7.746 pontos.

Foi esta sexta-feira que Donald Trump anunciou que vai impor taxas aduaneiras de 25% sobre 50.000 milhões de dólares às importações chinesas, sem adiantar que produtos vão ser taxados. “A minha relação formidável com o presidente Xi [Jinping] da China e a relação do nosso país com a China são importantes para mim. No entanto, o comércio entre as duas nações é desequilibrado há muito tempo”, afirmou o presidente dos EUA.

A China disse logo que a resposta seria “imediata”. E cumpriu. De acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua, citada pela Reuters, a China vai impor tarifas de 25% sobre 659 produtos norte-americanos avaliados em 50 mil milhões de dólares.

“Esta é uma questão que ainda causa receios e incertezas no mercado. Mas o tom da Casa Branca pode mudar muito rapidamente“, afirmou Craig Birk, vice-presidente de gestão de portefólio da Personal Capital, à CNBC. “Este será um jogo longo, por isso não faz sentido [os investidores] reagirem de forma exagerada”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China responde às tarifas dos EUA. Wall Street recua

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião