Moody’s afinal não avaliou Portugal

Ainda não é desta que a Moody's decide tirar Portugal do lixo. A decisão de tirar Portugal do lixo vai ter de esperar até 12 de outubro data em que estava prevista a segunda avaliação deste ano.

Quase sete anos depois, a Moody’s continua a não tirar Portugal do lixo. A agência de notação financeira decidiu esta sexta-feira não tomar qualquer decisão sobre dois países relativamente aos quais se deveria pronunciar hoje: Portugal e Barém. De fora também ficou a cidade de Astana. A decisão de tirar Portugal do lixo poderá só acontecer a 12 de outubro, data em que estava prevista a segunda avaliação.

Portugal vai assim ter de continuar à espera para ser avaliado com nível de investimento por todas as agências de rating, apesar de os investidores considerarem que o país deveria ter uma notação seis níveis acima do atual. Na classificação da Moody’s, Portugal tem uma nota ‘Ba1’ com perspetiva positiva.

Muitos dos analistas que seguem a economia portuguesa acreditavam que a Moody’s iria rever em alta a notação, até porque, em setembro de 2017 a agência passou o outlook de Portugal de estável para positivo. Este é normalmente o passo que antecede a revisão em alta da notação. Mas a gestora da dívida pública portuguesa, Cristina Casalinho, tem-se mostrado mais cautelosa: “No seu último relatório, a Moody’s indica um intervalo de 12 a 18 meses, mas com maior probabilidade 12 meses, para decidir sobre o rating de Portugal”, disse ao ECO a presidente do IGCP. Isto apesar de Portugal ter ido além das metas definidas pela agência. “Considerando os fatores de risco enunciados pela Moody’s, constata-se que Portugal tem apresentado uma evolução mais favorável que as previsões iniciais da agência de rating”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s afinal não avaliou Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião