Padre Américo, novo avião da TAP, já aterrou na Portela. Faltam as cadeiras

  • ECO
  • 18 Abril 2018

A companhia aérea nacional vai receber 71 novos aviões mais "mais modernos, confortáveis, na vanguarda tecnológica e mais eficientes em cerca de 15% em termos de consumo de combustível".

O primeiro dos novos aviões encomendados pela TAP em 2015 aterrou na terça-feira em Lisboa. É um A320neo, avião de médio curso da Airbus que é mais barato e mais eficiente do que as atuais aeronaves da companhia aérea nacional, e foi batizado de Padre Américo. Já está no Aeroporto Humberto Delgado, mas ainda não está pronto para transportar passageiros. Falta instalar cadeiras e receber a certificação da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

“A chegada a Lisboa deste primeiro A320neo é um marco importante no ambicioso plano de investimentos definido aquando da privatização da companhia e que vai permitir à TAP transformar-se na operadora com uma das frotas mais modernas ao seu serviço a nível mundial”, referiu a TAP, em comunicado enviado às redações.

O plano inicial de investimento implicou a encomenda de 53 novos aviões, logo após a assinatura do contrato de privatização, no final de 2015: 15 A320neo, 12 A321neo, 12 A321neo LR e 14 A330neo, estes dois últimos de longo curso.

Depois desta primeira encomenda, a TAP contratou mais 18 novos aviões. Assim, ao todo, a companhia aérea nacional vai receber 71 novos aviões, “mais modernos, confortáveis, na vanguarda tecnológica e mais eficientes em cerca de 15% em termos de consumo de combustível e de redução das emissões de CO2”.

A TAP será ainda a primeira companhia aérea do mundo a voar o novo A330-900neo, de longo curso, que vem equipado com os novos interiores de cabine da Airbus. Estes aviões também estarão quase a chegar. Em fevereiro, a Airbus anunciava que o primeiro A330neo da TAP acabava de sair do hangar de pintura da produtora aeronáutica.

Mas os aviões não estarão imediatamente prontos para transportarem passageiros. Ao ECO, fonte oficial da empresa refere que o Padre Américo irá agora para o hangar da TAP em Lisboa, para serem instaladas as cadeiras. Falta ainda a certificação da ANAC. “Demora algum tempo”, diz a mesma fonte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Padre Américo, novo avião da TAP, já aterrou na Portela. Faltam as cadeiras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião