Ano novo, carreira nova. 10 dicas para melhorar o seu perfil do LinkedIn

  • ECO
  • 14 Janeiro 2018

A sua fotografia de perfil é a mais adequada? Partilha conteúdo de qualidade? Saiba como dar um boost ao seu perfil na rede social profissional que atrai centenas em Portugal.

Para quem a entrada no novo ano representa dar um novo turno à sua vida, saiba que o primeiro passo está a um par de cliques de distância: dê um impulso ao seu perfil no LinkedIn. O site CareerMetis aponta para as melhores táticas para melhorar a sua presença na rede social, e o ECO escolheu dez.

1 – Ninguém_quer_aceder_ao_perfil_de_um_número.com

Se é orientado para o detalhe e se “personalização” podia ser o seu nome do meio, a alteração do URL do seu perfil na rede social é o primeiro passo a seguir. Na sua página do LinkedIn, selecione “Edit public profile & URL”. Na nova página, aceda à coluna à direita e edite o endereço que dá acesso ao seu perfil. As combinações são múltiplas, utilize o seu nome ou a sua profissão, e faça valer o seu olho vivo para o mais ínfimo pormenor.

2 – As suas capacidades não se resumem a uma palavra

É utilizador nato de Microsoft Office? SEO é algo com que lida diariamente? Dê mais palavras ao seu potencial. Dê a conhecer como é que as suas skills o ajudaram no passado. Ao invés de recomendações de aptidões, peça a antigos colegas de trabalho ou clientes que enviem para o seu perfil recomendações e que elaborem sobre o seu papel nas empresas onde trabalhou. Mostre que deixou uma marca positiva nas várias posições que ocupou.

3 – Faça do seu resumo um cartão de visita hospitaleiro

O primeiro contacto que os recrutadores têm consigo é através da sua descrição. Seja sucinto. Refira que trabalhos desenvolveu e quais as suas qualidades que o distinguem dos demais. As soft skills não podem faltar, bem como as várias conquistas profissionais. As primeiras 220 palavras são as mais importantes, uma vez que são aquelas que aparecem num primeiro relance a quem visita a sua página.

4 – Quem vê caras… vê um novo colaborador!

A sua fotografia é a sua apresentação visual a possíveis recrutadores. Lembre-se que a imagem deverá ser o mais “profissional” possível. Como? Vista-se a rigor, deixe o seu pescoço e ombros visíveis, certifique-se que está sozinho no enquadramento e, acima de tudo, sorria!

5 – Palavras-chave para desbloquear a sua carreira

A que palavras gostaria de ver o seu perfil associado? Pense num conjunto delas e inclua-as ao longo do seu perfil. O uso das palavras-chave corretas poderá elevar a sua página nas pesquisas das empresas, ofuscando possíveis concorrentes.

6 – Mantenha-se contactável

Não se esqueça de incluir no seu currículo os seus contactos e de referir a sua disponibilidade de ser contactado pelos recrutadores. Assim dará uma imagem de proatividade. Mencione os seus contactos de forma criativa, sem parecer desesperado. Quando menos esperar, pode receber uma chamada que poderá mudar-lhe a vida.

7 – Torne as suas publicações mais visuais

Não se limite ao texto. Acrescente fotografias às suas atualizações na rede social. Através da ferramenta multi-photo, pode adicionar até nove fotografias a uma publicação. No entanto, não publique demasiadas fotografias ao mesmo tempo. Através de um estímulo visual, os seus updates terão mais oportunidades de não passar despercebidos.

8 – Faça-se notar!

É sabido: se entrar no perfil de alguém, o outro utilizador será notificado da sua visita. Veja os perfis dos recrutadores. Ao aparecer na lista de utilizadores que visitou os seus perfis, dará a entender que está interessado nas ofertas de trabalho que têm em mãos. O seu nome poderá vir à memória dos recrutadores na hora de selecionar candidaturas.

9 – You can sit with us

Faça parte de grupos do LinkedIn. Estes funcionam como salas privadas com até 50 utilizadores, onde podem ser partilhadas informações sobre um setor de atividade em comum. Os membros dos grupos podem partilhar artigos, publicações, e outras informações que liguem os vários participantes. Partilhe conteúdo de qualidade e posicione-se como um perito na sua área.

10 – Números que falam mais alto

Se tem orgulho nos seus resultados obtidos no passado, demonstre-o com números. São eles que darão maior credibilidade ao seu trabalho e provam os bons resultados conseguidos. Não se limite a uma descrição qualitativa do seu percurso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ano novo, carreira nova. 10 dicas para melhorar o seu perfil do LinkedIn

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião