Merkel e Schulz prometem “nova política” ao iniciarem conversações para tentar formar governo na Alemanha

  • Lusa
  • 8 Janeiro 2018

Numa altura em que retomam as negociações para tentarem formar Governo na Alemanha, Merkel e Schulz defendem que os "tempos mudaram" e que é necessária "uma nova política".

A chanceler alemã Angela Merkel e o chefe dos sociais-democratas Martin Schulz prometeram “uma nova política” na Alemanha, no início das negociações para formar Governo e terminar com o impasse político.

“Não podemos simplesmente continuar como antes, os tempos mudaram e esta nova época apela a uma nova política”, declarou no final do primeiro dia de discussões em Berlim um responsável do Partido social-democrata (SPD), Lars Klingbeil.

Os contactos entre os conservadores de Merkel (CDU), os seus aliados bávaros da CSU e o SPD para a eventual formação de um governo de coligação devem prolongar-se até quinta-feira, após as três formações terem manifestado compromisso por “um novo estilo político” no país, e após a emergência da extrema-direita nas eleições de setembro.

"Não podemos simplesmente continuar como antes, os tempos mudaram e esta nova época apela a uma nova política.”

Lars Klingbeil

Responsável do Partido Social-Democrata

O resultado das últimas eleições legislativas, assinaladas por um recuo dos partidos tradicionais, não permitiu a formação de uma maioria clara no Bundestag (parlamento). Após uma vitória pouco convincente, a chanceler Angela Merkel, no poder há 12 anos, e a sua área democrata-cristã tentaram de início uma aliança com os liberais e os ecologistas, mas sem sucesso.

Na presente situação, Merkel apenas tem a possibilidade de garantir uma coligação maioritária com os sociais-democratas do SPD, com quem já governou no anterior executivo (2013-2017), e que continua a gerir os assuntos correntes do país. As negociações preveem-se particularmente difíceis, em particular devido às divergências sobre a política migratória ou a Europa entre a CSU, mais à direita que a CDU de Merkel, e o SPD.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Merkel e Schulz prometem “nova política” ao iniciarem conversações para tentar formar governo na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião