Não há duas sem três. Bolsa de Lisboa volta a subir mais de 1%

BCP esteve novamente em grande destaque na terceira sessão de ganhos em Lisboa. Ações do banco dispararam quase 4% para o nível mais elevado em ano e meio.

O ditado popular diz que não há duas sem três. A bolsa de Lisboa cumpriu-o à regra. Somou a terceira sessão de ganhos acima de 1% em outras tantas sessões em 2018. E mais uma vez o BCP esteve em grande destaque: disparou quase 4%.

O PSI-20, o principal índice português, ganhou 1,53% para 5.622,72 pontos, num desempenho que permite ao índice de referência nacional atingir o ponto mais elevado desde agosto de 2015, há mais de dois anos. E tal como nas duas sessões anteriores foram as ações do banco liderado por Nuno Amado que mais impressionaram: ganharam, esta quinta-feira, 3,83% para 0,2985 euros, a cotação mais alta em ano e meio.

O banco tem estado em evidência no arranque do novo ano. Valorizam já 9,74% em 2018 apesar da ausência de notícias relevantes. Esta quinta-feira, a imprensa polaca revelou que o Millennium Bank na Polónia não deverá distribuir dividendos em 2018 por causa de orientações impostas pelo regulador financeiro do país.

Houve mais destaques entre os pesos pesados que determinam o rumo da praça nacional. A EDP somou 1,02% para 2,97 euros. E a Galp registou um avanço de 1,15% para 15,90 euros. E a Jerónimo Martins ganhou 4,1% para 17 euros. Estes três desempenhos deram maior expressividade aos ganhos em Lisboa.

No caso da Galp, os analistas associam o bom desempenho bolsista da petrolífera nacional liderada por Carlos Gomes da Silva ao barril de crude, que tem valorizado “em virtude dos protestos no Irão e das temperaturas baixas que têm fustigado os EUA e o Canadá, o que conduziu a um aumento de curto prazo dos derivados do petróleo utilizados para o aquecimento”, de acordo com o BPI.

No mercado petrolífero, o contrato WTI valoriza 0,5% para 61,97 dólares. O barril de Brent, referência para as importações nacionais, ganha 0,06% para 67,69 dólares.

Foram 14 as cotadas nacionais de fecharam acima da linha de água.

Lá por fora, com o índice americano Dow Jones a bater novo máximo acima dos 25.000 pontos, também as praças europeias encerraram o dia com sinal verde. Em Espanha e Itália, o Ibex-35 de Madrid e o Mib de Milão fecharam em alta de 2% e 3%, nos melhores desempenhos no Velho Continente.

Lisboa soma três sessões de ganhos em 2018

(Notícia atualizada às 16h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Não há duas sem três. Bolsa de Lisboa volta a subir mais de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião