Wall Street abre no verde em dia de Fed

Wall Street espera a decisão da última reunião do ano da Fed. À vista pode estar uma terceira subida da taxa de juro em 2017. O resultado das eleições no Alabama foi uma derrota para Trump.

Esta quarta-feira a Reserva Federal anuncia se sobe (ou não) a taxa de juro pela terceira vez este ano. Os mercados acreditam que tal vai acontecer, segundo uma sondagem da Bloomberg, traduzindo-se numa subida de 25 pontos base da taxa de juro para o intervalo entre 1,25% e 1,50%. Horas antes da decisão acontecer, um dado revelado surpreendeu pela negativa: a inflação desacelerou, ao contrário do esperado. Ainda assim, Wall Street abriu otimista.

O Dow Jones valoriza 0,12% para os 24.535,06 pontos, o S&P 500 sobe 0,15% para os 2.668,06 pontos e o Nasdaq aumenta 0,38% para os 6.888,06 pontos — novos recordes para os índices.

Contudo, a sessão também está a registar quedas significativas: a cotada Proteostasis Therapeutics cai mais de 10% depois de anunciar que iria vender sete milhões de ações da sua carteira e a Nordic American Tankers desvaloriza mais de 25% após anunciar um aumento de capital no valor de 100 milhões de dólares para recapitalizar a empresa. Por outro lado, as ações da Finisar, uma empresa que fornece componentes para os iPhones, subiram 27% após a Apple ter dado um prémio de 390 milhões de dólares à empresa.

Além de ficarem a saber se Janet Yellen vai avançar para uma nova subida dos juros, os investidores vão estar atentos às previsões da Fed para o próximo ano de forma a antecipar o impacto da normalização da política monetária nos mercados. Entre as cotadas, esperam-se também novidades quanto ao negócio entre a Disney e a Fox, o que poderá criar um ainda maior conglomerado na área do entretenimento.

Nos EUA já se sabe o resultado das eleições no Alabama. O democrata Doug Jones (49,9%) conseguiu vencer por uma margem muito curta o republicano Roy Moore (48,4%), o candidato apoiado por Donald Trump que foi acusado de ter encontros com menores. Há 25 anos que nenhum democrata conseguia ser eleito para o Senado naquele estado. Esta eleição encurta a vantagem que o Partido Republicano tem no Senado (51-49).

O barril de petróleo valorizou tanto em Londres como em Nova Iorque. O Brent está a valorizar 0,4% para os 63,60 dólares enquanto o WTI está a ganhar 0,56% para os 57,44 dólares. Os futuros da bitcoin, que começaram a ser negociados esta semana, estão praticamente inalterados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre no verde em dia de Fed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião