Sala do Parlamento Europeu vai ter o nome de Mário Soares

A deliberação foi aprovada esta quarta-feira pelo Parlamento Europeu. O ex-Presidente da República morreu a 7 de janeiro de 2017.

O líder histórico do Partido Socialista vai dar nome a uma das principais salas de reuniões do edifício do Parlamento Europeu em Bruxelas. A decisão foi deliberada esta quarta-feira pelos eurodeputados. Mário Soares foi eurodeputado dos Socialistas e Democratas (S&D) de 1999 a 2004.

A sala ASP – 3G3 do Parlamento Europeu passará a chamar-se Mário Soares. Este ato simbólico dos eurodeputados partiu da iniciativa dos socialistas portugueses presentes em Bruxelas e marcará um ano do falecimento do ex-primeiro-ministro e ex-Presidente da República. A decisão foi apoiada por Gianni Pitella, atual presidente do S&D, e por Antonio Tajani, atual presidente do Parlamento Europeu.

O objetivo é homenagear Mário Soares e “o seu percurso enquanto protagonista de grande relevância na construção do projeto europeu”, explicam os socialistas europeus em comunicado. A cerimónia de atribuição do nome à sala acontecerá no início do próximo ano.

Em fevereiro, um mês após a morte de Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa sugeriu o nome do ex-Presidente da República para o novo aeroporto complementar de Lisboa.

Mário Soares tinha 92 anos quando perdeu a vida a 7 de janeiro de 2017. A sua esposa, Maria Barroso Soares, tinha morrido após uma queda em casa e um coma profundo de dez dias em junho de 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sala do Parlamento Europeu vai ter o nome de Mário Soares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião