Altice garante ter “forte” liquidez e não vai vender ações. Dispara 15% em bolsa

A Altice assume que o grupo tem uma "forte" liquidez. Rejeita ainda qualquer angariação de capital através da venda ou emissão de ações, mas apenas pela alienação de ativos. Sobe 15% em bolsa.

Depois dos fracos resultados do terceiro trimestre, a Altice viu-se obrigada a encarar os cerca de 50 mil milhões de euros de dívida que acumula.Paula Nunes/ECO

A Altice garante que não tem planos para aumentar capital através de uma venda de ações, mas apenas pela venda de ativos fora do core das operações como, por exemplo, torres de telecomunicações, garantiu esta segunda-feira num comunicado. O grupo de Patrick Drahi pôs em marcha um plano com vista a acalmar os receios dos investidores de que não tenha liquidez para pagar os já cerca de 50 mil milhões de euros de dívida.

“A Altice confirma que não está a preparar qualquer angariação de capital através da venda ou emissão de ações e não tenciona levar a cabo esse tipo de operação no grupo, incluindo na Altice USA”, lê-se numa nota citada pela Bloomberg. Segundo a agência financeira, o grupo diz ainda que tem “forte” liquidez. Estas informações estavam a valer, na manhã desta segunda-feira, um pulo de 15% às ações da empresa, cotadas em Amesterdão.

Na semana passada, a empresa anunciou a cessação das operações de fusão e aquisição, pouco depois de apresentar resultados pouco satisfatórios relativos ao terceiro trimestre. Resultados esses que provocaram às ações da Altice, cotadas em Amesterdão, uma autêntica hemorragia na bolsa — afundaram 50% desde 2 de novembro, recorda a agência. No início do mês, a dona da Meo disse ainda que os resultados do ano de 2017 deverão ficar no “limite mínimo” das suas previsões.

A mudança de posicionamento ficou clara numa conferência com analistas em Barcelona, após a demissão de Michel Combes em rutura com os fundadores da companhia. A companhia alterou significativamente o seu discurso, deixando de falar apenas na estratégia de convergência entre telecomunicações, media e publicidade para assumir que não tem estado suficientemente focada nos problemas operacionais.

A Altice detém a Meo em Portugal desde 2015, após uma operação multimilionária com os brasileiros da Oi. Encontra-se em pleno processo de aquisição da Media Capital aos espanhóis da Prisa, numa aquisição avaliada em 440 milhões de euros. A Media Capital detém no país a televisão TVI e a rádio Comercial, ambas líderes em quota de mercado. Detém ainda a maior produtora de conteúdos em língua portuguesa, a Plural.

Empresa dispara 15% na bolsa de Amesterdão

O comunicado da Altice está a ser bem recebido pelos investidores. Os títulos do grupo franco-israelita estavam, na manhã desta segunda-feira, a disparar mais de 15% na bolsa de Amesterdão, de 8,10 para 9,321 euros por ação.

A subida permite corrigir das perdas de 12% da última sexta-feira, mas os títulos ainda estão longe dos 16 euros, o valor que tinham no início deste mês, antes da apresentação de resultados da Altice que mostrou uma queda geral nas receitas e perda de clientes na operadora SFR em França.

Cotação das ações da Altice desde outubro

Fonte: Bloomberg

(Notícia atualizada às 10h03 com subida expressiva da Altice na bolsa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice garante ter “forte” liquidez e não vai vender ações. Dispara 15% em bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião