Em apenas um ano, valor da bitcoin multiplicou-se por dez

  • Rita Atalaia
  • 7 Novembro 2017

A moeda digital valorizou mais de 900% num ano. E este crescimento deve continuar... até aos 8.000 dólares. Analistas avisam que a subida da moeda deve estagnar neste patamar.

A bitcoin é uma estrela em ascensão. Com um crescimento tão rápido que deixa para trás empresas como a Apple ou a Amazon, a moeda digital viu o seu valor aumentar em dez vezes em apenas um ano. Mas este crescimento pode, em breve, ser travado por uma nova barreira: os 8.000 dólares. Analistas alertam que este deve ser o “último grande número” desta criptomoeda.

Há um ano, a bitcoin valia 706,90 dólares. Hoje, a moeda está a cotar nos 7.189,99 dólares, próximo do máximo histórico de 7.592,22 dólares, acumulando uma valorização de 917%. Só desde o início do ano, o valor da moeda virtual disparou 657%, o que avalia este ativo em perto de 120 mil milhões de dólares.

A fasquia dos 100 mil milhões foi superada em outubro — demorou sete anos a consegui-lo. Foi assim três vezes mais rápida a alcançar o “clube dos 100 mil milhões” do que a empresa mais valiosa do mundo: a Apple, que demorou 31 anos. Um crescimento célere que desperta receios de uma bolha no mercado. “Não há uma medição oficial para uma bolha, mas a velocidade com que se ascende podia ser uma dessas medições”, comentou Stephen Gandel, analista da Bloomberg.

Para a corretora Themis Trading, esta subida da bitcoin é um sinal de que esta moeda é uma bolha à qual não se deve dar cobertura regulatória. Já Terrence Duffy, presidente executivo do CME Group — que anunciou que pretende incluir a bitcoin no leque de produtos derivados transacionados neste mercado — referiu que a função do CME Group é “gerir risco, não decidir qual é o preço de um ativo”.

Bitcoin chegou à barreira dos 100 mil milhões em apenas sete anos

Bitcoin pode travar nos 8.000 dólares

Esta valorização foi, inicialmente, atribuída ao interesse repentino nas moedas virtuais por parte de pequenos investidores no Japão e Coreia do Sul. Mas este interesse já chegou aos grandes. Agora, são os investidores institucionais que colocam o dinheiro neste ativo, sendo muitos deles hedge funds que tentam capitalizar com a subida astronómica da divisa digital.

“É simplesmente notável quão resiliente a bitcoin tem sido num cenário de grande pessimismo”, afirmou Lukman Otunuga, analista da ForexTime, à Bloomberg. “A oscilação do preço sugere que os bulls [investidores que apostam na subida do ativo] têm uma posição muito forte [em relação à moeda]”, acrescenta o analista.

Depois de ter superado o patamar psicológico dos 7.000 dólares, menos de um mês depois de ter ultrapassado os 5.000, a criptomoeda parece estar a caminho de uma nova fasquia: os 8.000 dólares. Mas a subida deve estagnar neste nível. Os analistas do Goldman Sachs estão a aconselhar os investidores a não apostarem que a bitcoin vai ultrapassar essa barreira, apesar de o passado recente demonstrar rápidos crescimentos em poucos dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em apenas um ano, valor da bitcoin multiplicou-se por dez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião