Boom da economia vai dar super bónus. Certificados pagam 7%

Subscreveu os Certificados do Tesouro Poupança Mais há quatro anos? Prepare-se para receber um brinde. Com a economia a acelerar, Estado vai pagar um bónus de 2%. A taxa dos CTPM vai chegar aos 7%.

CTPM vão dar um super bónus no quarto aniversário. Taxa chega aos 7%.

Quem subscreveu os Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) há quatro anos vai ter uma boa surpresa quando começar a receber os juros destes títulos já a partir da próxima semana. Além da taxa de remuneração de 5% prevista no quarto ano da aplicação, os investidores vão começar agora a ser recompensados pelo bom desempenho da economia portuguesa. E não se trata apenas de um prémio. Será um super bónus.

O quarto ano de aplicação destes certificados que começaram a ser emitidos no dia 31 de outubro de 2013, no Dia Mundial da Poupança — e cumprem agora o quarto aniversário — oferecia uma taxa de remuneração base já de si bastante atrativa. Mas o Governo decidiu dar um “pequeno” brinde aos investidores: se a economia crescesse no ano anterior, pagaria um prémio extra em função do ritmo de crescimento. E a verdade é que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu bastante nos últimos trimestres.

Essa confirmação veio no dia 22 de setembro pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE): a riqueza produzida em Portugal cresceu a um ritmo médio de 2,5% nos últimos quatro trimestres. Como o prémio de remuneração dos CTPM corresponde a 80% dessa taxa de crescimento, os investidores terão direito um prémio final de 2%… a somar aos 5% de remuneração base e numa altura em que a maioria dos produtos de poupança para o retalho oferece taxas bem abaixo de 2%. É um super bónus.

Sendo assim, os primeiros subscritores dos CTPM vão receber agora uma taxa de remuneração total de 7% — um nível de remuneração que faz lembrar as taxas de 7,1% dos certificados do Tesouro que foram descontinuados em setembro de 2012, em plena crise de dívida em Portugal.

Simulações simples para quem investiu em 2013: uma aplicação do mínimo exigível de 1.000 euros vai render um juro anual de 70 euros, 20 dos quais são uma borla do PIB. Quem investiu 5.000 euros, vai receber juros no montante de 350 euros, 100 dos quais advêm da economia.

Mas tudo indica que este será um brinde reservado a um grupo “sortudo” de investidores. Quem subscreveu os CTPM até dia 30 de novembro de 2013 ainda vai usufruir deste prémio. Não terá tanta sorte quem subscreveu depois dessa data, que terá de fazer de novo as contas assim que o INE voltar a atualizar as contas nacionais com dados relativos ao terceiro trimestre. Será no próximo dia 30 de novembro. Com os analistas a esperarem uma desaceleração da economia na segunda metade do ano, as notícias não são assim tão positivas para o seu bolso.

Por outro lado, importa sublinhar que o IGCP reviu em baixa a taxa de remuneração dos CTPM em janeiro de 2015. Quem subscreveu títulos depois dessa data já não terá taxas de 5% no quarto e quinto anos de aplicação. É de 2,75% e 3,25%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Boom da economia vai dar super bónus. Certificados pagam 7%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião