Capacidade de financiamento da economia reduz-se para 1,5%

  • Lusa
  • 12 Outubro 2017

No ano acabado no terceiro trimestre, a capacidade de financiamento da economia portuguesa fixou-se em 1,5% do PIB, uma redução ligeira face ao registado no primeiro trimestre.

A capacidade de financiamento da economia portuguesa fixou-se em 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano acabado no terceiro trimestre, uma redução ligeira face aos 1,6% registados no primeiro trimestre, segundo o Banco de Portugal.

A entidade diz que o resultado reflete a poupança das empresas financeiras — nomeadamente bancos e seguradoras, de 2,4% — e dos particulares — de 1,4%–, o que foi “mais do que suficiente para satisfazer as necessidades de financiamento das administrações públicas e das sociedades não financeiras [empresas]”, de 1,4% e 0,8%, respetivamente.

O Banco de Portugal diz ainda que, no final do segundo trimestre, a economia portuguesa tinha uma posição financeira líquida negativa face ao resto do mundo de de 105,1% do PIB, ainda assim melhor do que os negativos 107,7%” do PIB de final do segundo trimestre de 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capacidade de financiamento da economia reduz-se para 1,5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião