Fisco não consegue dar resposta a reclamações sobre adicional ao IMI

  • ECO
  • 18 Setembro 2017

Vários contribuintes estão a pedir para fazer a atualização das matrizes prediais, mas os funcionários do Fisco têm indicação para não fazer qualquer atualização.

Os serviços das Finanças não conseguem dar resposta às reclamações que têm chegado sobre o adicional ao imposto municipal sobre imóveis (AIMI). A notícia é avançada, esta segunda-feira, pelo Público (acesso condicionado), que dá conta de que os funcionários do Fisco têm indicação para não fazer qualquer atualização das matrizes.

O adicional do IMI incide sobre o património avaliado acima de 600 mil euros, no caso de contribuintes com tributação individual, ou de 1,2 milhões euros, no caso dos casais com tributação conjunta. Vários contribuintes pediram a revisão das matrizes prediais, já que, se os prédios estiverem registados de forma errada ou incompleta, os contribuintes poderão vir a ficar isentos deste imposto.

A atualização das matrizes é possível nos casos em que se comprove, através da escritura pública ou de certidão permanente do registo predial, que a titularidade dos prédios não está devidamente averbada na matriz. Contudo, escreve o Público, uma nota interna nas Finanças dá indicação de que os funcionários não devem fazer qualquer atualização das matrizes neste momento. Não há ainda indicação de quando é que o sistema estará operacional.

Entretanto, os contribuintes que pediram a revisão da matriz não sabem se devem pagar já o imposto — o prazo para o pagamento termina no final deste mês — ou esperar pela resposta à reclamação. À falta de indicações, alguns funcionários do Fisco admitem que será melhor pagar primeiro para evitar processos de contra-ordenação e, se vier a aplicar, pedirem a posterior devolução do valor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco não consegue dar resposta a reclamações sobre adicional ao IMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião