Sismo de magnitude 8.4 abala México e causa 64 mortos

  • Juliana Nogueira Santos
  • 8 Setembro 2017

Depois de um forte sismo ter sido registado em Tonalá, no sul do México, teme-se agora a ocorrência de um tsunami. Há, pelo menos, 64 mortos. As buscas foram encerradas.

A terra tremeu no México como já não tremia deste 1985. Foi registado um sismo de magnitude 8.4 na escala de Richter a 137 quilómetros da cidade de Tonalá, no sul do país, tendo sido sentido também na vizinha Guatemala. Teme-se agora a ocorrência de um tsunami junto aos estados de Chiapas e Oaxaca. O último balanço aponta para 64 mortos e mais de 200 feridos. Este sábado as autoridades dão as buscas por encerradas.

O estado de Oaxaca foi onde houve mais mortos – 45 -, enquanto o estado fronteiriço de Chiapas registou 15 vítimas mortais, além de outras quatro em Tabasco. Em Chiapas mil casas foram destruídas e cerca de cinco mil ficaram danificadas.

Depois de intensas buscas as autoridades deram os trabalhos por terminados. “Já não há ninguém sob os escombros. A maioria [dos sobreviventes] foi socorrida quase imediatamente pelas famílias e vizinhos”, disse aos jornalistas o coordenador de uma equipa de socorro, Roberto Alonso.

O Presidente do México, Enrique Peña Nieto, declarou três dias de luto nacional pelas vítimas do sismo.

Este será o sismo de maior magnitude desde 1985, ano em que um abalo de 8.0 graus na escala de Richter causou cerca de dez mil mortos. Os meios de comunicação social avançam que o sismo terá causado, pelo menos, 64 mortos, com as autoridades a evacuarem as zonas costeiras e alertarem para a possibilidade de réplicas.

No Twitter, o Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto garantiu que os protocolos de proteção civil se encontravam ativos, “incluindo o Comité Nacional de Emergências”.

Segundo cálculos preliminares, cerca de 50 milhões de pessoas foram expostas ao sismo no México, cujo epicentro foi registado no sudeste do estado de Chiapas (sul).

Na vizinha Guatemala, o abalo afetou mais de 4.700 pessoas e causou quatro feridos, além de provocar danos em cerca de 200 habitações. Afetou também infraestruturas, como dezenas de escolas e uma ponte.

No México, a passagem do furacão Irma causou ainda dois mortos.

(Notícia atualizada sábado às 21h08)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sismo de magnitude 8.4 abala México e causa 64 mortos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião