Combustíveis: Gasolina não mexe, mas gasóleo fica mais caro

O preço da gasolina deverá manter-se na próxima semana, após a maior subida em dois anos. Já o preço do litro do gasóleo deverá subir 1,5 cêntimos.

Após a maior subida em dois anos, a pressão sobre o preço da gasolina alivia. O custo de abastecer o depósito com este tipo de combustível deverá ficar inalterado na próxima semana. A mesma sorte não deverá ter quem for atestar o carro de gasóleo, já que tudo indica que o preço deste combustível venha a subir a partir da próxima segunda-feira.

De acordo com cálculos do ECO com base nos dados da Bloomberg, enquanto o preço da gasolina deverá manter-se no nível atual, o preço do gasóleo deverá subir em torno de 1,5 cêntimos por litro. Esta será assim a segunda semana consecutiva em que este tipo de combustível encarece.

Esta subida reflete a tendência altista das cotações do petróleo nos mercados internacionais nas últimas sessões. Nesse período a produção da matéria-prima foi penalizada pelo furacão Harvey que obrigou ao encerramento da atividade das refinarias. Entretanto surgiu o furacão Irma que reforçou a pressão altista sobre a cotação do “ouro negro”. Não fosse a acentuada valorização do euro face ao dólar nas últimas sessões, o agravamento do preço dos combustíveis seria superior.

Sendo assim, segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia, tudo aponta para que o litro da gasolina simples 95 fique inalterado perto dos 1,46 euros. Já o preço do gasóleo prepara-se para subir para cerca de 1,23 euros por litro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis: Gasolina não mexe, mas gasóleo fica mais caro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião