5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

O Novo Banco tem Assembleia Geral, o Montepio termina a OPA. O INE revela dados das exportações. No Banco de Portugal, Elisa Ferreira e Máximos dos Santos assumem pastas.

A economia portuguesa cresceu 2,9% no segundo trimestre, mas este crescimento teve um contributo reduzido das exportações. Será que essa tendência vai mudar? O INE divulga esta sexta-feira os dados relativos a julho. Na banca, o Novo Banco tem Assembleia Geral para a troca de dívida e a Associação Mutualista termina a OPA para resgatar o Montepio da bolsa. Nos EUA, um membro da Fed fala sobre o crédito ao consumo.

Vai o défice comercial continuar a agravar-se?

O défice comercial do primeiro semestre ultrapassou os mil milhões. Porquê? As importações (que têm maior volume) subiram mais do que as exportações nos primeiros seis meses o ano. Foi este efeito que levou a procura externa líquida a ter um contributo positivo, mas reduzido (0,1%) no PIB. Será que a tendência vai alterar-se na segunda metade de 2017? Esta sexta-feira o INE responde com a divulgação das estatísticas do comércio internacional de bens de julho.

OPA do Montepio termina

Se tem títulos do Montepio e pretende vendê-los no âmbito desta oferta, isto significa que terá de o fazer ainda hoje. A Oferta Pública de Aquisição teve início a 14 de agosto e termina esta sexta-feira às 15h30. O objetivo é retirar o Montepio da bolsa lisboeta e abrir a porta da instituição a novos acionistas. A Associação Mutualista propõe-se a pagar um euro por cada unidade de participação.

Elisa Ferreira e Máximo dos Santos tomam posse

É um ato formal, mas que vai alterar a composição da liderança do Banco de Portugal. Elisa Ferreira e Luís Máximo dos Santos vão tomar posse como os dois novos vice-governadores da equipa de Carlos Costa. Além disso, o Banco de Portugal passará a contar com os administradores Ana Paula Serra e Luís Laginha de Sousa. A cerimónia realiza-se no salão nobre do Ministério das Finanças às 18h.

A Assembleia Geral do Novo Banco acontecerá?

Tudo indica que não. Como é expectável que a reunião desta sexta-feira não tenha o quórum necessário, já foi agendada uma nova assembleia para o próximo dia 29 de setembro. Ainda assim, este é um momento decisivo no processo de venda do Novo Banco à Lone Star. O banco propôs-se a pagar em cash aos obrigacionistas seniores para conseguir uma almofada adicional de capital, de 500 milhões de euros. Esta oferta de compra inclui também a possibilidade de transformar estes títulos de dívida em depósitos a prazo. A AG acontece em Londres no escritório de advogados Linklaters.

Membro da Fed fala sobre o crédito ao consumo

Num dia em que são revelados novos dados sobre o crédito ao consumo nos Estados Unidos, o presidente da Reserva Federal do Estado da Filadélfia, Patrick Harker, irá abordar o tema. Este discurso surge depois de a Fed revelar o seu Livro Bege sobre a economia norte-americana. Contudo, também houve um percalço esta semana: o vice-presidente da Fed, Stanley Fischer, demitiu-se por “razões pessoais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião