PSD pede investigação ao comandante da Proteção Civil

  • ECO
  • 6 Setembro 2017

Duarte Marques e o autarca de Mação, Vasco Estrela, vão desencadear uma investigação a Rui Esteves, comandante nacional operacional da Proteção Civil. Queixa por fogos em Mação a caminho do IGAI.

Duarte Marques está a preparar uma queixa no IGAI contra Rui Esteves, comandante nacional da Proteção CivilANDRÉ KOSTERS / LUSA

Os fogos em Mação já não ardem, mas o cenário ainda é quente em termos políticos. O deputado social-democrata Duarte Marques enviou um requerimento ao Ministério da Administração Interna, sugerindo a Constança Urbano de Sousa que peça uma investigação para apurar responsabilidades do comandante nacional da Proteção Civil, Rui Esteves, “na perda de controlo da situação”. Caso a ministra não avance, será o PSD a fazê-lo, mediante uma queixa à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público [acesso condicionado], que destaca que isto acontece numa altura em que o trágico incêndio de Pedrógão Grande ainda aguarda uma auditoria interna da Proteção Civil (PC) à “atuação dos vários agentes”. Junta-se a esse os incêndios que afetaram o concelho de Mação este verão, sobretudo um fogo que alastrou do concelho da Sertã e que queimou 18.000 hectares só em Mação, num total de 29.752 hectares ardidos. Foi o maior fogo em termos de área afetada.

Ao Público, Duarte Marques disse: “Vou aguardar pelas respostas da ministra e, depois de ter as respostas na mão, irei preparar uma queixa à IGAI, para que se apurem as responsabilidades do responsável máximo pela coordenação dos meios, o comandante nacional [Rui Esteves].” O deputado tem ainda dúvidas em relação ao número de meios aéreos discriminado no portal da PC num outro incêndio que esteve às portas de Mação em agosto.

Ao mesmo tempo, Vasco Estrela (PSD), presidente da Câmara de Mação, deu uma semana ao Ministério de Constança Urbano de Sousa para que lhe envie o relatório respeitante ao fogo de julho, um documento que lhe terá sido prometido pelo secretário de Estado Jorge Gomes. A não entregar motivará também uma queixa do autarca, a efetivar no dia 13 deste mês, indica o jornal. Questionado, o Ministério indica que o relatório em causa “ainda não está concluído”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD pede investigação ao comandante da Proteção Civil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião