Fundo soberano norueguês ganha 22 mil milhões com as ações

  • Lusa
  • 22 Agosto 2017

O maior fundo soberano do mundo continua a... ficar maior. Obteve retorno de 202.000 milhões de coroas (21.681 milhões de euros) no segundo trimestre à boleia da escalada das ações.

O Fundo de Pensões Global do Estado norueguês, que investe sobretudo em gás e petróleo, obteve um retorno de 202.000 milhões de coroas (21.681 milhões de euros) no segundo trimestre. Um desempenho expressivo que ficou a dever-se, essencialmente, à forte aposta nas ações.

Aquele que é considerado o maior fundo soberano do mundo alcançou um rendimento dos investimentos de 2,6%, graças ao bom resultado das aplicações em ações, com uma rentabilidade média de 3,4%, revelou em comunicado o banco público Norges Bank Investment Management (NBIM), instituição financeira encarregada da sua gestão.

“O rendimento do fundo foi de 6,5% nos primeiros dois primeiros trimestres do ano, o que equivale a um retorno de 499.000 milhões de coroas (53.560 milhões de euros)”, salientou. Trata-se do “melhor resultado” semestral registado na história do fundo, disse em comunicado Trond Grande, vice-presidente do NBIM.

O gestor congratulou-se com o resultado, mas advertiu que não é previsível que o fundo volte a alcançar uma rentabilidade semelhante no futuro.

Em 20 de junho, o fundo tinha sob gestão 861 mil milhões de euros. A parte investida em ações correspondeu a 65% do total, enquanto 32,4% foi aplicado em obrigações e a restante parcela (2,5%) no setor imobiliário. Em Portugal, o Norges Bank tem participações, nomeadamente, no capital da Semapa, EDP e BCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo soberano norueguês ganha 22 mil milhões com as ações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião