12 anos depois, economia alemã cresce menos que a zona euro

  • Juliana Nogueira Santos
  • 3 Agosto 2017

O índice PMI da Alemanha atingiu mínimos de dez meses, posicionando-se atrás do índice de França, Espanha, Itália e da média da zona euro.

A economia alemã abrandou o seu ritmo de crescimento em julho, ficando atrás da média da zona euro. Os dados são da IHS Markit que divulgou esta quinta-feira os dados do referentes ao índice PMI da zona euro. Estes mostram também que é a primeira vez em 12 anos que a Alemanha ocupa esta posição.

O índice PMI para a Alemanha caiu para 54,7, um valor bem abaixo do que era esperado pelos analistas e daquele que foi registado no mês anterior, junho (56,4). Atinge assim mínimos de dez meses e quebra um período de 12 anos em que se manteve à frente de países como França, Itália e França.

"Este estudo indica um ligeiro abrandamento do ritmo de crescimento em julho, mas este ainda é um cenário encorajadoramente positivo.”

Chris Williamson

IHS Markit

Ainda assim, os números revelam um crescimento trimestral forte. “Este estudo indica um ligeiro esfriamento do ritmo de crescimento em julho, mas este ainda é um cenário encorajadoramente positivo”, afirmou Chris Williamson da IHS Markit.

Por outro lado, o índice PMI para a zona euro também sofreu uma ligeira queda, tendo-se localizado nos 55,7 em junho. O Eurostat já tinha divulgado os dados relativos à inflação na área do euro, com os preços nesta a registaram uma subida de 1,3% no mês de julho, tal como já tinha acontecido em junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

12 anos depois, economia alemã cresce menos que a zona euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião