Valor das notas apreendidas mais que duplica para 300 mil euros

Foram apreendidas mais de sete mil notas contrafeitas, com um valor de 284 mil euros. Banco de Portugal diz que se trata de um montante "residual". Na Zona Euro, tendência foi de queda.

A apreensão de notas em Portugal disparou no primeiro semestre do ano. Foram retiradas da circulação 7.128 notas contrafeitas que totalizavam 284 mil euros. Trata-se de um aumento de mais de 100% em valor face ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados do Banco de Portugal, foram apreendidas mais notas de 20 e 50 euros, tanto em quantidade como em valor. Mas o principal aumento nos seis primeiros meses do ano observou-se nas notas de 500 euros, as que têm maior valor nominal. Foram apreendidas 120 notas com um valor de 60 mil euros, traduzindo-se num aumento de 250% face ao primeiro semestre de 2016.

Ainda que o montante de notas tenha disparado, o Banco de Portugal considera que “os valores permanecem residuais quando comparado com as notas em circulação“. Acrescenta que as notas contrafeitas apreendidas apresentaram qualidade regular, podendo “ser identificadas recorrendo à metodologia Tocar-Observar-Inclinar, não sendo necessário para o efeito utilizar qualquer instrumento de verificação”.

Na Zona Euro, a tendência é decrescente. Foram retiradas de circulação cerca de 331 mil notas de euro contrafeitas, o que constitui uma redução face ao segundo semestre de 2016, indicam os dados do Banco Central Europeu (BCE).

“Por conseguinte, a probabilidade de se receber uma nota contrafeita é diminuta”, diz a autoridade, porque “a quantidade de contrafações permanece muito reduzida, em comparação com o número de notas de euro genuínas em circulação, que tem aumentado continuamente, a taxas superiores ao crescimento do produto interno bruto (PIB), desde a introdução das notas de euro”.

As notas de 20 euros e 50 euros continuaram a ser as mais contrafeitas, representando 85% do total de contrafações. A maioria (96,7%) das notas contrafeitas foi detetada em países da área do euro, tendo cerca de 2,3% das notas sido apreendidas em Estados-Membros da União Europeia não pertencentes à área do euro e 1,0% sido detetadas em outras partes do mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valor das notas apreendidas mais que duplica para 300 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião