Carrinha atropela pessoas em Londres em “potencial ataque terrorista”

  • Lusa
  • 19 Junho 2017

Um morto e oito feridos é o resultado de um atropelamento junto a uma mesquita em Londres, no Reino Unido, na madrugada de segunda-feira. Desconhece-se se foi terrorismo ou apenas um acidente.

Pelo menos uma pessoa morreu e oito ficaram feridas na sequência do atropelamento ocorrido ao início da madrugada desta segunda-feira perto de uma mesquita no norte da capital britânica, informou a Polícia Metropolitana de Londres. O incidente, que ocorreu pouco depois da meia-noite quando uma carrinha investiu contra peões na Seven Sisters Road, perto da mesquita de Finsbury Park, está a ser investigado pelo Comando de Contraterrorismo, desconhecendo-se, até ao momento, se foi um ato deliberado ou um acidente.

A primeira-ministra britânica afirmou entretanto que a polícia está a tratar como um “potencial ataque terrorista” o atropelamento, ocorrido ao início da madrugada, perto de uma mesquita no norte de Londres, que fez pelo menos um morto. “A polícia confirmou que [o incidente] estava a ser tratado como um potencial ataque terrorista”, indicou Theresa May, num breve comunicado, anunciando que vai presidir, durante a manhã, a uma reunião do comité de emergência, para abordar o incidente.

"A polícia confirmou que [o incidente] estava a ser tratado como um potencial ataque terrorista.”

Theresa May

Primeira-ministra do Reino Unido

Segundo a Polícia Metropolitana de Londres (MET), os oito feridos foram transportados para três hospitais da capital britânica, enquanto outras duas pessoas receberam assistência no local, na sequência de ferimentos ligeiros. A MET, que descreveu o sucedido como “um grande incidente”, indicou anteriormente que uma pessoa tinha sido detida na sequência do atropelamento.

De acordo com informações recentemente divulgadas, trata-se do condutor da viatura, um homem de 48 anos, cuja identidade não foi facultada, que foi detido no local depois de ter sido retido pela multidão. O homem foi transferido para um hospital como medida de precaução e, logo após receber alta hospitalar, será levado para uma esquadra para interrogatório, segundo a MET.

O secretário-geral do Conselho Muçulmano Britânico (MCB, na sigla em inglês), Harun Khan, afirmou que o atropelamento foi intencional. Migdaad Versi, dirigente do MCB, indicou, por seu turno, através da sua conta na rede social Twitter, que três ou quatro fiéis morreram depois de terem sido atropelados por quando saíam do Centro de Bem-Estar Muçulmano, perto da mesquita de Finsbury Park.

May lamenta “terrível acidente”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, descreveu como um “terrível incidente” o atropelamento ocorrido em Londres. “Todos os meus pensamentos estão com aqueles que ficaram feridos, com os seus entes queridos e com os serviços de emergência que se encontram no local”, afirmou Theresa May, num breve comunicado divulgado por Downing Street.

O líder do principal partido da oposição, Jeremy Corbyn, também já reagiu, manifestando-se “totalmente chocado”, através do Twitter. A Polícia Metropolitana de Londres, que descreveu o sucedido como “um grande incidente”, indicou que uma pessoa foi detida na sequência do atropelamento ocorrido na Seven Sisters Road em Finsbury Park, sem facultar, porém, mais detalhes.

O secretário-geral do Conselho Muçulmano Britânico (MCB, na sigla em inglês), Harun Khan, afirmou que o atropelamento foi intencional. Migdaad Versi, dirigente do MCB, indicou, através do Twitter, que três ou quatro fiéis morreram depois de terem sido atropelados quando saíam do Centro de Bem-Estar Muçulmano, muito perto da mesquita de Finsbury Park.

Todas as vítimas “são muçulmanos”

Todas as vítimas do atropelamento “são muçulmanos”, indicou um responsável da unidade de contraterrorismo da polícia britânica. “Todas as vítimas fazem parte da comunidade muçulmana”, disse Neil Basu, subcomandante da Scotland Yard, numa conferência de imprensa na capital britânica, esclarecendo que a polícia considera ter-se tratado de um atentado terrorista, atendendo ao método utilizado, e precisando que não foi ainda determinado se a morte de um homem no local está ou não ligada ao ataque.

O mesmo responsável revelou que, de momento, a polícia acredita que o ataque junto à mesquita de Finsbury Park, no norte de Londres, foi levado a cabo por apenas um homem, que conduziu uma carrinha contra um grupo de fiéis que abandonavam o local de culto, depois de finalizarem as suas orações. Oito dos feridos deram entrada em três hospitais da capital britânica e dois dos quais encontram-se em “estado crítico”. Outros dois feridos foram tratados no local do ataque, sem necessidade de hospitalização.

“Este foi um ataque contra Londres e contra todos os londrinos e devemos permanecer unidos contra todos estes extremistas”, afirmou Basu, citado pela agência espanhola Efe. A polícia britânica não descarta, por agora, nenhuma hipótese e mantém “o espírito aberto” em relação ao motivo “por detrás da agressão”, acrescentou o agente da Polícia Metropolitana de Londres (Met).

(Notícia atualizada pela última vez às 9h53)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carrinha atropela pessoas em Londres em “potencial ataque terrorista”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião