Hotelaria festejou a Páscoa com grande crescimento em abril

Em abril a atividade hoteleira disparou na ordem dos 20% em relação ao ano anterior. A Páscoa trouxe esta surpresa.

Foram 1,9 milhões de hóspedes, responsáveis por 5,1 milhões de dormidas, que trouxeram o folar à indústria hoteleira. A Páscoa foi responsável pelo crescimento em abril. Foram mais hóspedes, que ficaram mais noites e geraram mais lucros.

Abril, turismo a mil — este ano, graças à Páscoa. O número de hóspedes aumentou 20,2% e as dormidas 23,2% relativamente ao mesmo mês do ano anterior. A estada média também se estendeu 2,5% para as 2,7 noites. Os proveitos aumentaram assim 29,1% para os 267,1 milhões de euros. O crescimento verificou-se um pouco por todo o país com destaque para o Centro, Açores e Algarve.

É de notar que a atividade hoteleira não registou grandes quebras em março de 2017 apesar da Páscoa, este ano, já não se ter realizado neste mês. Os proveitos cresceram mesmo 9,2% para os 187,7 milhões. De facto, o número de hóspedes aumentou ligeiramente, 0,2%, embora as dormidas tenham decrescido 1%. A maior quebra foi dos residentes em Portugal, que pesaram no decréscimo nas dormidas em 11,4%. As dormidas de residentes no estrangeiro aumentaram.

O primeiro trimestre do ano foi globalmente positivo para a indústria hoteleira. De janeiro a abril, Portugal recebeu mais 5,3 mil milhões de hóspedes, mais 10,9% do que em 2016. Uma variação semelhante à das dormidas, que aumentaram 11,2% para os cerca de 13,9 mil milhões. Os proveitos totais foram de 714,8 milhões, mais 18,7 que no ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hotelaria festejou a Páscoa com grande crescimento em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião