Que projeto é este?

  • ECO
  • 8 Junho 2017

Pensado por duas sociólogas e um jornalista, "Que número é este?" é uma forma mais simples e direta de olhar para os números, sem que eles sejam bichos de sete cabeças.

Quanto em relação ao total? Qual é o potencial? Quando vale hoje? Quanto vale x? Traduzindo? Dados sobre os dados? Sim, leu bem, isso mesmo. Os números são coisa simples… para quem sabe. Por isso, e porque as tabelas e estatísticas não são bichos de sete cabeças, a Fundação Francisco Manuel dos Santos decidiu juntar duas sociólogas — Maria João Valente Rosa e Luísa Barbosa — e o jornalista Ricardo Garcia para publicar “Que livro é este? – Um guia sobre estatísticas para jornalistas“.

Ainda que, segundo o jornalista Ricardo Garcia, a publicação seja bastante mais abrangente do que apenas para jornalistas, o profissional acredita que o livro pode funcionar como uma importante ferramenta de trabalho. “Quando falamos de estatísticas pensamos logo em coisas complicadas, mas não é nada disso, o livro é uma introdução, é um manual do utilizador”, explica, em entrevista ao ECO.

Pensado a partir da plataforma Pordata — que já faz muitos cursos de literacia estatística para jornalistas –, surgiu a ideia de transformar esses conteúdos programáticos num objeto: um livro. Nasceu então o “Que número é este?

A Fundação Francisco Manuel dos Santos e o ECO iniciam hoje uma parceria com a publicação semanal de um vídeo sobre cada uma das temáticas abordadas no livro. Esta semana iremos aprender como calcular percentagens.

O livro de 22 capítulos é um manual para as estatísticas e está disponível download gratuitamente no site da Fundação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Que projeto é este?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião