Benfica vende Ederson por 40 milhões de euros ao City

O guarda-redes brasileiro do Benfica foi vendido por 40 milhões de euros ao clube inglês Manchester City. O clube das águias arrecada 20 milhões de euros.

Agora é oficial: Ederson foi mesmo vendido pelo Benfica. O guarda-redes que ajudou o clube da Luz a conseguir o primeiro tetracampeonato da sua história vai deixar as águias rumo ao Manchester City. Para o Benfica vem um cheque de 40 milhões de euros que faz de Ederson, o segundo guarda-redes mais valioso de sempre, apenas atrás da transferência do italiano Gianluigi Buffon para a Juventus.

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, que chegou a acordo com a Manchester City Football Club Limited para a transferência a título definitivo dos direitos do atleta Ederson Santana de Moraes pelo montante de quarenta milhões de euros”, refere o comunicado enviado à CMVM.

Contudo, os 40 milhões não vão ficar totalmente no Estádio da Luz: o Benfica fica com o compromisso “de entregar 50% da mais-valia obtida nesta transferência a terceiros”. É que o clube português apenas detém 50% do passe do jogador. A restante metade dos direitos do atleta brasileiro dividem-se entre o Rio Ave — o antigo clube de Ederson detém 30% — e o empresário português Jorge Mendes, através da empresa Gestifute, com 20%.

Assim, o clube de Vila do Conde vai receber 12 milhões de euros. O Benfica ficará com 20 milhões de euros e a Gestifute com os restantes oito milhões de euros.

(Atualizado às 10h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica vende Ederson por 40 milhões de euros ao City

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião