Lisboa em queda. Energia tira gás à bolsa

A bolsa nacional está no vermelho. Segue a tendência negativa das restantes praças europeias, pressionada pelos títulos da EDP e EDP Renováveis.

A bolsa nacional está em queda. Depois de ter ficado inalterada na primeira sessão da semana, segue a tendência negativa das restantes praças europeias com os títulos do setor energético em destaque. O Grupo EDP pressiona, assim como o BCP, enquanto a Galp Energia impede uma descida mais expressiva.

Tal como acontece com o Stoxx 600, também o PSI-20 está em “terreno” negativo. O índice nacional regista uma desvalorização de 0,18% para 5.218,74 pontos, depois de ter fechado sem variação no arranque da semana, dia que ficou marcado por uma liquidez bem abaixo do habitual. O valor negociado cifrou-se em 45 milhões devido ao feriado em vários países.

O BCP, que apesar da queda registada durante a última sessão acabou por valorizar, volta às quedas, colocando pressão no desempenho do índice português. As ações do banco liderado por Nuno Amado seguem a perder mais de 1% para 22,55 cêntimos.

Na energia, a EDP e a EDP Renováveis estão ambas em queda. A elétrica liderada por António Mexia recua 0,25% para 3,18 euros enquanto a EDP Renováveis está a cair 0,35% para 6,93 euros, mantendo-se acima do preço da OPA da EDP. A Galp Energia, por seu lado, trava as quedas, registando uma subida de 0,4% para 13,84 euros.

Fora do PSI-20, a Teixeira Duarte cai 0,83% depois de ter revelado que os prejuízos no primeiro trimestre foram de 8,6 milhões de euros, ainda assim uma redução de 61,4% do prejuízos face ao mesmo período do ano passado. Já a Cimpor, que disparou com a proposta de retirada de bolsa, segue a perder mais de 5% para 35 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa em queda. Energia tira gás à bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião