Morreu Manuel Noriega, antigo ditador do Panamá

  • ECO
  • 30 Maio 2017

O antigo ditador estava em coma induzido há já alguns meses. Acabou por falecer aos 83 anos.

Manuel Noriega, que governou o Panamá entre 1983 e 1989, morreu. O antigo ditador, derrubado pelas forças norte-americanas, estava em coma induzido desde março, depois de ter sido submetido a uma cirurgia cerebral. Acabou por falecer esta noite, aos 83 anos.

“O senhor Noriega morreu esta noite”, declarou o secretário de Estado da Comunicação do Panamá, Manuel Doninguez, à agência noticiosa francesa AFP. O anúncio foi também feito pelo atual presidente do país, Juan Carlos Varela, na sua conta de Twitter: “A morte de Manuel A. Noriega encerra um capítulo da nossa história; as suas filhas e familiares merecem um funeral em paz”.

Noriega é tido pelas forças especiais norte-americanas como o criador da primeira “narcocleptocracia do hemisfério”. Lidou diretamente com o narcotraficante colombiano Pablo Escobar, orquestrou o desaparecimento de vários dos seus oponentes — alguns dos corpos apareceram com sinais de tortura — e passou as duas décadas seguintes à sua deposição em cadeias norte-americanas e francesas.

Passou os últimos anos da sua vida numa prisão do Panamá, acusado de homicídio de opositores políticos durante o seu regime. Em 2012, foi diagnosticado com um tumor no cérebro. Em janeiro deste ano, foi autorizado a sair da cadeia para sua casa, para se preparar para uma cirurgia.

Deixa a sua mulher, Felicidad, e três filhas, Lorena, Thays e Sandra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Manuel Noriega, antigo ditador do Panamá

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião