Gamesa evita o pior nos resultados da Iberdrola

Elétrica espanhola registou lucros de 827,6 milhões de euros no primeiro trimestre do ano. Uma diminuição homóloga de 4,7%. Política de dividendos vai mudar, anunciou a Iberdrola.

A Iberdrola anunciou que pretende recuperar o pagamento de dividendos em dinheiro. O anúncio foi feito durante a apresentação de resultados da elétrica espanhola que registou lucros de 827,6 milhões de euros no primeiro trimestre do ano. Uma diminuição de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado, devido principalmente às condições meteorológicas desfavoráveis em Espanha. Os resultados só não foram piores graças à Gamesa.

A queda teria sido ainda pior se a Iberdrola não tivesse contado com a operação de fusão da Gamesa com a Siemens Wind que rendeu 255 milhões de euros. Este valor inclui 198 milhões de euros correspondentes ao dividendo extraordinário da fusão, cobrado a 11 de abril, sublinha o Expansión (acesso livre / conteúdo em espanhol).

Numa informação enviada à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, a empresa que produz, distribui e comercializa energia informa que os resultados foram influenciados pela ausência de vento e de chuva e pelo encerramento da central térmica britânica de Longannet.

Por outro lado, o resultado bruto de exploração diminuiu 8,2%, para 1.861,6 milhões de euros, impulsionado pelo negócio de redes, principalmente nos Estados Unidos.

Com atividade em Portugal, a Iberdrola é uma das principais empresas elétricas a nível internacional, ocupando o segundo lugar em Espanha, com uma presença muito forte na produção eólica.

O volume de negócios do grupo cresceu 1,3% no primeiro trimestre do ano, para 8.289,5 milhões de euros.

Os investimentos da empresa nos primeiros três meses do ano foram de 1.016,1 milhões de euros, um crescimento de 13,4%, que se concentraram no negócio de redes e renováveis, que representaram 81,4% do investimento total.

A dívida financeira líquida era de 29.760 milhões de euros em 31 de março de 2017, tendo aumentado 1.487 milhões em relação a um ano antes, devido aos investimentos realizados.

Quanto à política de dividendos, a Iberdrola anunciou que pretende recuperar o pagamento de dividendos em dinheiro, mas o modelo vai coexistir com o atual sistema de dividendos flexível, também designado como scrip dividend, que permite à empresa pagar o dividendo em ações da empresa ou através de um montante fixo de dinheiro, garantido, equivalente aos direitos de subscrição dessas ações.

Segundo explicou a empresa, esta alteração visa responder às necessidades de “alguns investidores institucionais”.

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gamesa evita o pior nos resultados da Iberdrola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião