Bolsa avança há seis sessões no maior ciclo de ganhos desde agosto

EDP e EDP Renováveis continuam a alimentar o apetite dos investidores na bolsa portuguesa, que alcança esta quinta-feira máximos desde junho do ano passado.

A bolsa de Lisboa continua o seu rally esta quinta-feira. Avança pela sexta sessão consecutiva, naquele que é o mais prolongado ciclo de ganhos na praça nacional desde agosto de 2016, num ambiente de apetite comprador que está a ser marcado pelos negócios da EDP.

O PSI-20, o principal índice português, avança 0,15% para 4.895,8 pontos, negociando em máximos de junho do ano passado, com 15 cotadas a negociar em terreno positivo no arranque da sessão. Notas de destaque: EDP e EDP Renováveis voltam aos ganhos depois de na segunda-feira a primeira ter lançado uma oferta para comprar as ações que ainda não detém na sua subsidiária de energias limpas.

O Haitong reviu esta quinta-feira a avaliação da EDP, em detrimento da EDP Renováveis, considerando que a oferta que a elétrica lançou é “oportunista” dado que permite tirar partido do recente mau desempenho da cotada liderada por Manso Neto. Além disso, com a possibilidade de sair da bolsa, a EDP Renováveis apresenta-se com maior risco de liquidez, tendo em conta que a EDP já detém 77,5% da subsidiária.

EDP é a preferida do Haitong

Ainda no setor energético, as ações da Galp estão também a dar um forte impulso em Lisboa. Avançam 1,52% para 14,03 euros. O outro peso pesado da bolsa portuguesa, a Jerónimo Martins soma 0,28% para 16,28 euros.

A travar maiores ganhos estão sobretudo Navigator, CTT e REN, embora as perdas não sejam superiores a 0,5%. No caso da gestora da rede elétrica nacional, apresenta contas depois do fecho da bolsa. O lucro deverá ter recuado 13%.

No plano internacional, a evolução dos principais índices europeus faz-se de forma menos definida. O índice de referência Stoxx 600 apresenta-se em alta de 0,04% para 378,67 pontos. E se o IBEX-35 de Madrid perde 0,04%, nas praças de Frankfurt, Paris e Milão os ganhos eram tímidos, entre 0,04% e 0,1%.

(Notícia atualizada às 8h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa avança há seis sessões no maior ciclo de ganhos desde agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião