Clips — o que faz a nova aplicação da Apple?

Faz quase o mesmo que o Snapchat, mas não é uma rede social. Antes, é uma ferramenta para redes. O que tem e o que faz a Clips, a nova aplicação da Apple?

A aplicação Apple Clips deverá ficar disponível para download em abril.Apple

A nova aplicação da Apple ainda não saiu. Só chegará no mês que vem. No entanto, já é comparada ao Snapchat e ao Instagram Stories. Tem mais de editor de vídeo do que de rede social. Aliás, de rede tem muito pouco. E chama-se Clips. Foi uma das novidades apresentadas pela Apple esta terça-feira. A marca fê-lo em comunicado e ainda não se sabe o que será feito do habitual evento da primavera. Vai haver? Não vai haver? Não se sabe. Diz-se que poderá ser em abril. Talvez, por essa altura, já tenhamos a Clips instalada nos nossos iPhones.

No fundo, e como o nome indica, é uma ferramenta que permite criar clipes. É premir e gravar. É tirar uma selfie. É aplicar um filtro ou um efeito e escrever coisas por cima. Como no Snapchat desde sempre. Como no Instagram Stories desde há uns meses. E como no Messenger e no WhatsApp desde que o Facebook, dono disto tudo, meteu na cabeça que, se não pôde adquirir o Snapchat, há que lhe dificultar a vida a valer.

Mas há uma diferença na nova aplicação da Apple. Os clipes, ou enviam-se por mensagem para os contactos, ou partilham-se nas atuais redes sociais. Não é uma rede, é uma ferramenta para redes. Prepare-se, que vai haver certamente uma inundação de clipes nas do costume: Instagram, Facebook, YouTube e Vimeo são as identificadas pela marca. É também provável que surjam cópias do conceito para dispositivos Android.

Das funcionalidades, a Apple destaca a possibilidade de se poder captar vídeo ou imagens. Em último recurso, usa-se um ficheiro já existente na biblioteca. Também há uma que mostra no ecrã o que está a ser dito, à medida que é dito. O resto são funções básicas de editor de vídeo, com um vasto leque de filtros para todas as ocasiões.

Numa nota de imprensa, a par do vídeo que acima integramos, a Apple diz que a Clips é “uma nova aplicação para que qualquer um possa criar vídeos expressivos de forma rápida e divertida no iPhone e no iPad”. Além disso, a marca garante que a app é capaz de detetar quem aparece no vídeo. Por isso, não se admire se a Clips lhe sugerir contactos a quem enviar os clipes que criar.

Por fim, as especificidades técnicas. Só vai poder descarregar a Clips se tiver o sistema operativo iOS 10.3. O download será gratuito, mas a aplicação só funcionará nos iPhones a partir da versão 5S. E por falar em iPhone, já viu a nova versão em vermelho?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clips — o que faz a nova aplicação da Apple?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião