Casas: preços registam maior subida desde 2010

  • Juliana Nogueira Santos
  • 23 Março 2017

Em 2016, o índice de preços da habitação registou um aumento de 7,1% relativamente ao ano anterior. O número de casas vendidas e o valor total também aumentaram.

Depois da crise financeira, os valores do imobiliário em Portugal estão em recuperação. Em 2016, os preços das casas aumentaram 7,1% relativamente ao ano anterior, tendo acompanhado o movimento ascendente que se tem vindo a registar há três anos consecutivos.

Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Esta foi a subida mais expressiva desde 2010, ano em que o Instituto Nacional de Estatística começou a contabilizar este indicador.

Venderam-se mais casas

Número de alojamentos vendidos desde 2009.

O número de casas vendidas aumentou, sendo que foram transacionados 127.106 alojamentos em 2016 — mais 20 mil unidades do que em 2015. Este é o quarto ano consecutivo em que este indicador aumenta, uma vez que em 2012 caiu até aos 76 mil alojamentos.

Valor total das vendas de alojamentos desde 2009.

O valor total de vendas seguiu o caminho dos restantes indicadores e ascendeu aos 14,8 mil milhões de euros, mais 2,3 mil milhões que em 2015.

Entre comprar casas novas ou já existentes, os portugueses preferiram as já existentes, com 83% dos imóveis transacionados a pertencerem a essa categoria, normalmente com preços mais acessíveis. O número de vendas de alojamentos novos manteve-se semelhante aos valores de 2015, tendo registado um aumento de apenas 0,9%.

Lisboa é a campeã das vendas

Em termos regionais, a Área Metropolitana concentrou 34,9% do total de vendas efetuadas, sofrendo um aumento de dois pontos percentuais relativamente a 2015. Segue-se a região Norte com 29,2% das vendas (menos 0,1 pontos percentuais do que em 2015) e a região do Centro com 17,4% (menos 0,7 pontos percentuais que em 2015).

Ainda que todas tivessem registado um aumento no número de transações, foi na Região Autónoma dos Açores que a variação foi mais alta, com mais 30% de transações que em 2015. As vendas na Área Metropolitana de Lisboa também cresceram mais que a média nacional (18,5%), tendo sido registado um aumento de 25,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casas: preços registam maior subida desde 2010

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião