Avaliação das casas em máximos. Lisboa foi a que mais contribuiu

O preço a que os bancos avaliam as casas para efeitos de concessão de crédito atingiu, em janeiro, o patamar mais elevado desde o verão de 2011, mostram dados do INE.

O preço a que os bancos avaliam as casas para efeitos de concessão de crédito não para de subir. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística indicam que em janeiro, o preço médio da avaliação bancária dos imóveis atingiu o patamar mais elevado desde o verão de 2011.

Nesse mês, o valor médio da avaliação bancária para o total do país fixou-se em 1.106 euros/m2. Este preço é o mais elevado desde agosto de 2011, mês em que este indicador se tinha situado nos 1.108 euros/m2. Em cadeia, registou-se um aumento de 0,5% no preço a que os bancos avaliam os imóveis na altura de disponibilizar crédito, tendo em conta os 1.100 euros/m2 que se registavam em dezembro do ano passado. O aumento dos preços foi transversal a todas as regiões do país, no primeiro mês deste ano, com as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores a serem as únicas a destoarem dessa tendência. Em cada uma dessas regiões, os preços médios recuaram 0,65% e 0,7%, respetivamente, para os 1.223 e 987 euros/m2.

A subida dos preços registada na Área Metropolitana de Lisboa foi a que mais contribuiu para o avanço deste indicador que tem um peso considerável para a determinação das condições oferecidas pelos bancos a quem pretende adquirir casa com o recurso a crédito. No caso da área geográfica em torno da capital do país, a avaliação das casas aumentou 0,8%, em cadeia, para 1.341 euros/m2.

Já em termos homólogos, o crescimento da avaliação para todo o país foi na ordem dos 5,6%, com a região do Norte a apresentar o maior grau de crescimento dos preços: 6,2%. Entre os maiores aumentos figura também a Área Metropolitana de Lisboa, onde os preços cresceram 5,9% face a janeiro do ano passado.

De salientar que é com base na avaliação dos imóveis que é determinado o montante máximo de financiamento que os bancos estão dispostos a conceder: mais em concreto o rácio LTV (valor do financiamento/valor da avaliação do imóvel). Quanto mais elevado for este rácio, menor é a probabilidade do banco disponibilizar o financiamento, bem como o custo do crédito também tende a ser mais elevado. Na generalidade das situações os bancos não concedem mais do que 80% do valor da avaliação que fazem do imóvel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação das casas em máximos. Lisboa foi a que mais contribuiu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião