5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Dia F, dia de Fed. Não será uma surpresa se o banco central norte-americano subir juros. E dia H, dia de Holanda, que vai a votos para escolher o novo elenco governativo.

Dia F e Dia H. A Fed e a Holanda centram as atenções num dia que pode marcar o rumo dos mercados nos próximos tempos. Do outro lado do Atlântico, o banco central norte-americana prepara a primeira subida de juros do ano. Mais duas virão até ao final de 2017. Deste lado, os holandeses vão a votos para eleger o próximo governo. No plano nacional, há nova incursão no mercado de dívida, desta vez de curto prazo, onde Portugal tem registado taxas de financiamento mais favoráveis.

Fed sobe juros. E depois?

Só falta mesmo a confirmação. O Comité do Mercado Aberto da Fed deverá anunciar a primeira de três subidas das taxas de juro diretoras nos EUA previstas para 2017. Um anúncio que o mercado já incorporou. Só não representa um não-evento para os investidores porque há mais em jogo. Quando virão as próximas subidas? Para já, tudo aponta para novos agravamentos em junho e dezembro, diz o mercado.

Gerigonça holandesa

Os holandeses vão a votos esta quarta-feira numas eleições para escolher o novo governo que o mercado está a olhar com apreensão. As últimas sondagens apontam para um parlamento dividido e para a necessidade de acordos para garantir uma solução governativa estável na Holanda. Gerigonça all over again?

Mais emprego na Zona Euro?

A recuperação económica do bloco da moeda única continua em curso, promovendo o debate em Frankfurt quanto à necessidade dos estímulos monetários. Esta quarta-feira, o Eurostat os dados relativos à evolução do emprego na região no último trimestre do ano passado. Nos três meses anteriores, o número de postos de trabalho tinha apresentado um crescimento de 1,2%.

Nova ida ao mercado

Portugal já garantiu mais de um terço do financiamento de longo prazo, mas o resultado dos primeiros leilões de obrigações cifrou-se num agravamento do custo da nova dívida. Uma situação que não tem acontecido nas emissões de curto prazo, onde Portugal até tem registado juros negativos. O IGCP realiza nova incursão no mercado esta quarta-feira. Pretende obter entre 1.250 e 1.500 milhões de euros em bilhetes do Tesouro com maturidade em setembro de 2017 (seis meses) e março de 2018 (12 meses).

Brent baixa dos 50 dólares?

Depois do impulso dado pelo corte da OPEP, os preços do barril de petróleo marcaram nos últimos dias uma inversão de tendência. O crude, negociado em Nova Iorque, já está a negociar abaixo dos 50 dólares e a pressão é de tal forma intensa que também o Brent está a caminho de baixar dessa fasquia, depois de a Arábia Saudita ter anunciado que aumentou a produção em fevereiro. Para hoje há um novo relatório do mercado do petróleo, desta vez da autoria da Agência Internacional de Energia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião